Céu de fevereiro com o brilho da "Lua de Neve"
O mês de fevereiro vem sendo marcado vários eventos meteorológicos extremos em diferentes partes do mundo. Por outro lado, a "Lua de Neve" tem iluminado o céu e se destacado por sua beleza.

O mês de fevereiro vem sendo marcado por diversos eventos meteorológicos extremos, com estragos distintos em várias partes do Brasil e do mundo. De um lado a seca e quebra de safra, de outro inundações e mortes.
Em contrapartida a todos esses cenários negativos, o céu vem sendo iluminado e chamando a atenção por sua beleza devido a "Lua de Neve". Muitos já devem ter se deparado com a enorme Lua e até comentado sobre seu brilho nesses últimos dias, mas afinal, que Lua é essa?
O nome foi batizado pelos povos nativos da América do Norte, mais especificamente do nordeste dos Estados Unidos, que levaram em consideração pela primeira vez, a grande quantidade de tempestades de neve que ocorreram e ainda ocorrem durante o mês de fevereiro.
Lua de Neve
Nos últimos dias, muitos devem ter reparado que o céu estava mais iluminado, a Lua parecia maior e brilhar mais, isso claro, contando com as condições de céu limpo, sem nebulosidade, que ajuda na melhor visualização do astro iluminado.
— BRNewsOnLine (@BRNewsOnLineOn) February 17, 2022
Deslumbrante 'Lua de Neve' brilha sobre Teerã pic.twitter.com/Et50Y7ZFTn
Esse "efeito" teve seu pico nessa última semana, em que a "Lua de Neve" fez sua aparição entre a terça-feira (15) e a quinta-feira (17), segundo a NASA. De modo geral, ela esteve mais brilhante na noite da quarta-feira (16), logo após o pôr-do-sol. Como se não bastasse toda a sua beleza particular, a Lua também esteve acima do horizonte leste-nordeste, o que a colocou perto da estrela brilhante Regulus.
Outra curiosidade sobre a nomenclatura desta Lua são as condições geladas da América do Norte que causavam também uma grande escassez nos recursos dos povos que caçavam, e por isso, a "Lua de Neve" também era chamado por muitos caçadores como "Lua Ossuda" ou "Lua de Fome".
Lua cheia de fevereiro
A Lua cheia deste mês de fevereiro coincide também com um importante e famoso festival budista Mãgha Pujã, o qual celebra uma reunião histórica entre Buda e seus primeiros 1250 discípulos.

Em 2022 ainda ocorrerão mais 10 Luas cheias, inclusive com duas delas tendo características de Super Lua. Assim como a "Lua de Neve", os demais astros iluminados foram batizados e têm nomes bastante curiosos, são eles:
- 18 de março: Lua da Minhoca
- 16 de abril: Lua Rosa
- 16 de maio: Lua de Flor
- 14 de junho: Lua de Morango (Super Lua)
- 13 de julho: Lua dos Cervos (Super Lua)
- 11 de agosto: Lua do Esturjão
- 10 de setembro: Lua da Colheita
- 09 de outubro: Lua do Caçador
- 08 de novembro: Lua do Castor
- 07 de dezembro: Lua Fria
Vale ressaltar ainda, que apesar dos nomes diferentes e bastante personalizados, essas Luas cheias mensais podem ter um significado distinto entre as tribos nativo-americanas.