Super tempestade Eunice atinge as Ilhas Britânicas

A tempestade Eunice está causando rajadas de vento muito fortes em algumas regiões do Reino Unido onde não é muito comum de se acontecer, e ela pode ser a mais intensa em décadas. Nas próximas horas, a tendência é de que se moverá para o leste.

As ilhas britânicas ainda não se recuperaram da passagem da tempestade Dudley e, atualmente, enfrentam um temporal que poderá ser o mais intenso das últimas décadas, devido à passagem da supertempestade Eunice, que passou por um processo de ciclogênese explosivo, se aprofundando muito rapidamente.

O Serviço Meteorológico Inglês (Met Office) ativou o alerta vermelho no sul do país devido às rajadas de vento muito fortes que se esperam em muitas áreas, inclusive em locais onde não é muito comum, como Londres. De acordo com as previsões meteorológicas, pode ultrapassar os 140 km/h em várias regiões.

Até agora, os ventos mais fortes foram medidos na Ilha de Wight, com máximos de mais de 190 km/h! Esta seria a rajada mais intensa registrada na Inglaterra. Em segundo lugar, está a região do farol de Mumbles Head, onde os ventos ultrapassaram os 140 km/h. A tempestade marítima está sendo muito dura nas costas orientadas para o oeste, afetando o tráfego ferroviário e marítimo. Também as nevascas estão castigando o centro e o norte do arquipélago.

De acordo com o nosso modelo de referência, Eunice irá se deslocar para leste nas próximas horas, e voltará a causar uma situação muito difícil nos Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Polônia, onde as rajadas de vento também podem ocasionalmente ultrapassar os 130 km/h.

Os Países Baixos se protegeram do impacto iminente dessa tempestade extraordinária e, para esta tarde, foi decidido suspender os tráfegos aéreo e ferroviário. O Serviço Meteorológico Nacional (KMI) ativou o alerta vermelho nas províncias costeiras, onde foram erguidos muros de areia para impedir o choque da chegada das ondas, e alertou que poderá ser a pior tempestade dos últimos anos. Nos próximos dias, o desfile de tempestades muito profundas continuará pelo Atlântico Norte, embora não se espere que sejam tão extremas quanto Eunice.