Austrália Oriental sob a fumaça dos incêndios

A situação continua muito complicada na Austrália, onde os incêndios não param e a qualidade do ar atinge níveis críticos, principalmente em Sydney.

incêndios austrália
Os incêndios continuam na Austrália, onde a fumaça cobre grandes cidades, provocando baixa na qualidade do ar.

A imagem de uma mulher salvando um coala das chamas viajou ao redor do mundo, no final de novembro, na província de New South Wales, no leste do país. Infelizmente, este último não havia sobrevivido aos ferimentos, como muitos outros coalas, quando a espécie já é declarada "funcionalmente extinta".

O número de pessoas também está aumentando, e o perigo está se espalhando até grandes cidades como Sydney, onde o nível de partículas finas no ar atingiu níveis catastróficos nesta semana.

Nas últimas semanas, os habitantes, como a flora e a fauna, pagaram um alto preço por esses incêndios gigantescos que estão fora de controle. As autoridades estimam que mais de 2,5 milhões de hectares de terra já foram queimados, enquanto que o verão está apenas começando...

Centenas de focos de incêndio fora de controle

As condições climáticas são particularmente de verão na Austrália, porém com chuvas muito irregulares e até mesmo ausentes. Desde 2017, as chuvas estão em grande parte deficitárias na ilha, onde os rios estão secos, assim como os reservatórios.

As temperaturas aumentaram acentuadamente desde outubro. Em Sydney e Canberra, as temperaturas passam dos 35°C, atingindo os 38°C, como na última terça-feira. Mais para o interior, porém, a marca dos 40° é ultrapassada quase diariamente.

Juntamente com episódios de ventos fortes, a situação é perfeitamente propícia ao início dos incêndios, que não são afetados por nenhuma perturbação atmosférica, nem pelos bombeiros que lutam da melhor maneira possível.

Atualmente, centenas de focos de incêndio ainda estão em andamento, principalmente, na costa leste de Nova Gales do Sul, bem como na costa norte de Queensland. O governo australiano chegou a abrir uma plataforma que sinaliza e localiza todas essas casas.

Sydney coberta pela fumaça espessa

A maior cidade da Austrália, Sydney, está localizada a poucos quilómetros dos enormes incêndios nas Montanhas Azuis e nos Parques Nacionais de Yango. Os ventos trazem as partículas que estacionam na baía.

Terça-feira, quando estava mais de 35 graus em Sydney e o vento soprava forte, a cidade estava coberta por uma névoa espessa feita com essas partículas.

A taxa de PM 2,5 (partículas finas cujo diâmetro é inferior a 2,5 microgramas por metro cúbico) atingiu 2.200 no oeste de Sydney, quando o limite de alerta para as autoridades australianas é de 200, e o limiar de "boa qualidade" é de 60. Nesse nível, mesmo uma pessoa saudável está em perigo. De fato, os detectores de incêndio de vários prédios foram ativados, o porto foi fechado e as crianças em idade escolar permaneceram confinadas em suas casas.

Na Austrália, o verão está apenas começando e, apesar de alguns momentos de calma oferecidos pelo termômetro e pelo vento, espera-se a chegada de um onda de calor nos próximos dias.