Avião sofre graves danos após enfrentar tempestade de granizo no Paraguai

Um voo entre as cidades de Santiago, Chile, e Assunção, Paraguai, foi duplamente afetado pelas tempestades severas formadas devido à passagem de uma frente fria. Os passageiros a bordo enfrentaram momentos de terror e o avião foi extremamente danificado!

Avião danificado por tempestade
O Airbus A320 da LATAM foi muito danificado ao enfrentar uma tempestade de granizo severa durante o voo entre a cidade de Santiago, Chile, e Assunção, Paraguai, na tarde de quarta-feira (26). Foto: Divulgação/ Redes Sociais.

Um voo da companhia aérea LATAM que saiu da cidade de Santiago, no Chile, com destino a Assunção, capital do Paraguai, nesta quarta-feira (26), foi gravemente afetado por um intenso sistema de tempestades durante o percurso e ainda teve que fazer um desvio para a cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, Brasil.

A LATAM Airlines Paraguai informa que, na quarta-feira (26/10), o voo LA1325 (Santiago-Assunção) enfrentou condições climáticas severas. A aeronave fez um pouso de emergência em Assunção sem intercorrências às 23h09 (hora local). Tanto os passageiros quanto a tripulação estão bem. A LATAM Airlines Paraguai se solidariza com os clientes que passaram por essa situação. - comunicado da LATAM Paraguai

O Airbus A320-200 partiu de Santiago por volta das 15h e deveria chegar a Luque, na região metropolitana de Assunção, onde fica o aeroporto da capital, por volta das 17h de quarta. Porém, devido às condições severas de tempo, com muitas instabilidades entre o norte da Argentina, Paraguai e Sul do Brasil devido a passagem de um sistema frontal, o piloto da aeronave desviou para o aeroporto de Foz do Iguaçu, onde aguardou por uma melhora nas condições do tempo por algumas horas.

youtube video id=pK0-9fkak0s

O avião partiu do aeroporto de Foz do Iguaçu às 22h, entretanto, enfrentou um novo temporal no trajeto para a capital paraguaia. Dessa vez a aeronave foi pega por um temporal severo de granizo, que danificou sua estrutura e provocou a perda de um dos motores em pleno voo. Segundo relatos, o avião chegou a perder os dois motores durante o voo, mas um deles voltou a funcionar. A turbina de emergência (RAT - Ram Air Turbine) chegou a ser acionada.

Alguns passageiros registraram os momentos de pânico vividos enquanto o avião passava pela tempestade. Nos vídeos podemos ver a intensa turbulência enfrentada, os gritos de pânico dos passageiros, a intensa atividade elétrica da tempestade e pode-se ouvir o barulho do impacto do granizo no avião. Segundo relatos de passageiros, em certo momento, pilotos e tripulantes pediram que todos ficassem em posição de impacto.

Um pouso de emergência foi finalmente autorizado no Aeroporto Silvio Pettirossi, em Luque, às 23h. A aeronave conseguiu pousar com segurança e felizmente ninguém ficou ferido, porém a aeronave ficou muito danificada devido aos impactos da tempestade de granizo. As fotos divulgadas momentos depois do pouso mostram que o radome - o “nariz” do avião - foi totalmente destruído, além do para-brisas todo quebrado pelo granizo.

Imagem de satélite do canal do infravermelho na noite de ontem mostra o intenso sistema de tempestades que atingia o Paraguai no momento que o voo tentava pousar na capital paraguaia.

Um grande sistema convectivo varreu o Paraguai na quarta-feira, com tempestades muito severas e altos cumulados de chuva. Em poucas horas as chuvas provocaram muitos danos em várias zonas do país, incluindo a capital, como queda de árvores, inundações e enxurradas repentinas e muitos danos materiais. Além disso, várias áreas ficaram sem fornecimento de energia elétrica e alguns motoristas ficaram presos nas estradas.