Ave supostamente extinta desde 1882 voltou a ser avistada!

Uma equipe de pesquisadores americanos queria saber se a ave havia realmente desaparecido da superfície da Terra. Eles gritaram de alegria quando identificaram o pombo-faisão nas imagens das câmeras instaladas em Papua Nova Guiné.

Pombo-faisão extinto Papua
Para captar imagens da ave considerada extinta, ornitólogos colocaram cerca de 20 câmeras ao redor da Ilha Ferguson, em Papua Nova Guiné.

É um pássaro do tamanho de um pombo, exceto que sua plumagem é preta. De seu nome científico Otidiphaps Insularis, o pombo-faisão-de-nuca-preta faz parte da família colombiana. É uma espécie endêmica da Ilha Ferguson, em Papua Nova Guiné, lembra FranceInfo.

Nenhum vestígio da espécie detectada por 140 anos! Uma expedição tentou encontrar o pássaro em 2019, liderando uma expedição a esta ilha do Pacífico, mas voltou de mãos vazias. Todos pensaram que o animal realmente havia desaparecido.

Todos, exceto esta equipe do Laboratório de Ornitologia da Cornell University, perto de Nova York. Portanto, seis membros da equipe voaram para Papua. Eles passaram um mês na Ilha Ferguson, o único habitat conhecido para esta misteriosa ave.

Na exuberante floresta tropical que cobre a ilha montanhosa, os observadores de pássaros instalaram várias câmeras na esperança de capturar imagens do faisão de nuca preta. Durante um mês analisaram as gravações, depois mexeram no material na esperança de ter mais possibilidades.

Eles ainda consultaram a população local, questionando os moradores, os caçadores e todos os que trabalham na floresta. E faltavam apenas dois dias para o regresso aos Estados Unidos, depois de terem apreendido as vinte câmaras depositadas por toda a ilha de Ferguson, quando a cobiçada ave apareceu.

Uma vitória que a equipe saboreou! "É breve, mas depois de um mês de buscas totalmente inúteis, é como se tivéssemos encontrado um unicórnio! Em outras palavras, é exatamente o tipo de momento pelo qual você vive quando é um ornitólogo", revela John Mittermeier, um dos cientistas da equipe, no site da Cornell University.

As imagens, vazadas online, mostram o pássaro com asas laranja e bico vermelho passando na frente da câmera enquanto balança sua cauda preta em um leque antes de se afastar graciosamente. Eles descobriram a pomba-faisão em setembro passado.

Entretanto, as imagens foram analisadas e a identificação do pombo-faisão confirmada e validada. A espécie não é mais considerada extirpada. No entanto, isso não significa que você está fazendo certo. Os pesquisadores levaram um mês para encontrar o pássaro, o que significa que restam poucos na ilha.

Mas o fato é que mesmo que restem poucos deles, o animal pode se proteger e se salvar. Com a condição, é claro, de não destruir seu habitat e não invadir sua floresta.