Asteroide se aproxima da Terra na véspera da eleição presidencial

De acordo com os cálculos da NASA, o asteroide do tamanho de um refrigerador tem apenas uma chance minúscula de entrar na atmosfera da Terra. O objeto deve passar muito próximo da Terra em termos espaciais a aproximadamente 418.000 km.

Asteroide e eleições EUA
As eleições estadunidenses não devem sofrer interferência devido ao evento astronômico.

No dia 3 de novembro ocorrem as eleições norte-americanas. Um dia antes, de acordo com o astrofísico Neil deGrasse Tyson, um asteroide de passar muito perto do planeta Terra. A declaração foi feita em seu perfil em uma rede social e deixou os seguidores agitados. O asteroide, denominado 2018VP1, está vagando pelo espaço a cerca de 40.233 km/h. Foi descoberto há dois anos em outra aproximação de sua órbita, quando estava a cerca de 450 mil km de distância.

O 2018VP1 tem um diâmetro de quase 2 metros, quase do tamanho de um pequeno automóvel ou pouco maior que um refrigerador, e provavelmente se transformaria em uma bola de fogo impressionante depois de entrar na atmosfera da Terra e se desintegraria antes de atingir o solo. De acordo com a NASA, há apenas 0,41% (1 chance em 240) de que o 2018VP1 atinja a Terra e, portanto, o objeto espacial não representa risco para a vida na Terra.

Existem atualmente 992.210 asteroides conhecidos - restos rochosos que sobraram da formação inicial do nosso sistema solar, cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. Mas isso é uma fração dos milhões que realmente existem. A tecnologia de rastreamento de asteroides pode ajudar a dar às autoridades um alerta precoce se uma das rochas espaciais realmente estava em rota de colisão com a Terra. Se seremos capazes de pará-lo, é outra história.

Temos um plano se um asteroide maior estiver a caminho de atingir a Terra? Perguntou um dos 14,3 milhões de seguidores de Neil deGrasse Tyson.

Não, respondeu o astrofísico. Na verdade, temos planos, mas nenhum deles é financiado.

De acordo com a The Planetary Society, estima-se que cerca de 1 bilhão de asteroides tenham um diâmetro maior que 1 metro. Objetos que podem causar danos significativos com o impacto são maiores do que 30 metros. O impactador Chicxulub, o objeto celeste que causou a extinção repentina da maioria das espécies de dinossauros há 66 milhões de anos, tinha um diâmetro de mais de 10 quilômetros.

De acordo com o Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra da NASA, asteroides com 140 metros ou maiores (maiores do que um pequeno estádio de futebol) são a maior preocupação devido ao nível de devastação que seu impacto é capaz de causar. No entanto, foi apontado que nenhum asteroide com mais de 140 metros tem uma chance "significativa" de atingir a Terra nos próximos 100 anos.

Existe uma maneira de desviar asteroides?

Ao longo dos anos, os cientistas sugeriram maneiras diferentes de evitar ameaças de eventos de impacto mais sérios, como explodir o asteroide antes que ele alcance a Terra ou desviá-lo de seu curso ligado à Terra atingindo-o com uma nave espacial.

A medida mais drástica realizada até agora é a Avaliação de Impacto e Deflexão de Asteroide (AIDA), que inclui a missão Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART) da NASA e a Hera da Agência Espacial Europeia (ESA). O alvo da missão é o Didymos, um asteroide binário próximo à Terra, um de cujos corpos é do tamanho que poderia representar a ameaça significativa mais provável para a Terra.

Você pode se interessar: Um asteroide deixa a Terra em alerta

Em 2018, a NASA anunciou que havia iniciado a construção do DART, que está programado para ser lançado em 2021 com o objetivo de colidir com o asteroide menor do sistema Didymos a cerca de 6 km por segundo em 2022. Hera, que está programado para ser lançado em 2024, chegará ao sistema Didymos em 2027 para medir a cratera de impacto produzida pela colisão do DART e estudar a mudança na trajetória orbital do asteroide.