Furacão Épsilon se torna uma forte tempestade de categoria 2

O furacão Épsilon se enfraqueceu e caiu para um tempestade de categoria 2 nessa quinta-feira. O furacão continua a ganhar latitude à medida que se desloca a leste das Bermudas, mas devido a sua dimensão o arquipélago ainda continua sob alerta de tempestades tropicais intermitentes.

furacão Épsilon no Oceano Atlântico
O furacão Epsilon deixa ilhas do Oceano Atlântico sob alerta de tempestades tropicais até o final desta quinta-feira.

O furacão Épsilon que se formou na quarta-feira, dia 21, no Oceano Atlântico e se intensificou rapidamente em um grande furacão de categoria 3 ao se aproximar das Bermudas. Nesta manhã, o furacão se enfraqueceu com ventos que o tornam uma forte tempestade de categoria 2.

Devido a aproximação do furacão, o aviso de tempestade tropical está em vigor para o arquipélago das Bermudas, pelo menos até o fim desta quinta-feira. Para os próximos dias são esperadas ondas perigosas e potencialmente fatais ao longo das costas que fazem fronteira com o Atlântico ocidental.

De acordo com os avisos do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos da América (NHC), as grandes ondas geradas pelo Épsilon já começaram a afetar as Bermudas, as Bahamas, as Grandes Antilhas e as Ilhas Leeward. Também deve atingir partes da costa leste dos Estados Unidos e do Canadá.

O que era uma tempestade tropical na manhã de terça-feira, se transformou em um furacão de categoria 1, no início da quarta. Em questões de horas o furacão se intensificou para categoria 3 a uma taxa bastante alta, já que os ventos aumentaram de 96 km/h para 177 km/h.

Embora o Épsilon tenha se transformado uma tempestade de categoria 2, os meteorologistas acreditam que algumas flutuações de intensidade são possíveis, mas deve enfraquecer nos próximos dias.

Depois de se aproximar ao leste das Bermudas ainda hoje, o Épsilon deve avançar para o norte e fazer a transição para uma tempestade extratropical. O sistema continuará se fortalecendo em uma tempestade muito poderosa no Atlântico Norte no fim de semana e se aproximará da Europa no início da semana que vem.

Temporada de Furacões do Atlântico

O Épsilon é o quarto maior furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2020. Também seria o segundo grande furacão a se formar no Atlântico neste mês, junto com o Delta, que atingiu o Lago Charles, uma comunidade da Louisiana que ainda não se recuperou do impacto do furacão Laura em agosto.

Na extensa temporada de furacões no Atlântico, o Épsilon é a 26º tempestade a ser nomeada. Ainda é considerado o mais forte furacão registrado em uma latitude tão a Norte, desde o Wilma em 2005. Também se tornou o décimo furacão da temporada de 2020, alcançando uma marca que só havia sido verificada nos anos, 1969, 1995 2005 e 2017.

De acordo com o porta voz do National Hurricane Center em Miami, Dennis Feltgen, a temporada de furacões de 2020 está sendo “hiperativa”, em comparação com a temporada média de furacões. Normalmente uma temporada produz 12 tempestades nomeadas, incluindo três que se transformam em grandes furacões.

Cientistas acreditam que o aumento na atividade de furacões no Atlântico Norte, observado nas últimas décadas, pode ter relação com o aquecimento global, principalmente ligado à intensidade desses sistemas. Pois, à medida que a temperatura do oceano aumenta os furacões ficam mais fortes, a água quente serve como combustível para movê-los.