Incêndios florestais provocam cenários assustadores no Colorado

O incêndio no Colorado está forçando evacuações, queimando o equivalente a 24 km² por hora. O incêndio no leste de Troublesome em Grand County, já se tornou um dos maiores incêndios da história do estado.

Incêndios, Grand Lake, EUA
Cidade de Grand Lake evacuada conforme o incêndio do leste de Troublesome cresce.

Centenas de equipes de bombeiros estão lutando contra um incêndio no norte do Colorado no qual cresceu drasticamente na quarta-feira produzindo fumaça e chamas pesadas. Em poucos dias o incêndio no leste de Troublesome em Grand County - Colorado, se tornou o segundo maior incêndio da história do estado.

O incêndio começou em 14 de outubro, e já atingiu cerca de 405 km² até quarta-feira à noite. O aumento do incêndio equivale a cerca de 70 campos de futebol de floresta queimados a cada minuto, de acordo com o meteorologista da CNN, Brandon Miller.

Na quinta-feira, o incêndio já havia queimado cerca de 688 km² e estava apenas 5% contido. O incêndio fechou o Rocky Mountain National Park e está queimando cerca de 24 km² por hora.

O incêndio no leste de Troublesome é um dos vários grandes incêndios que estão ocorrendo atualmente em todo o estado, incluindo o de Cameron Peake que já queimou mais de 800 km², o maior na história do estado.

Autoridades alertaram nessa quinta-feira (22/10) que esses dois grandes incêndios florestais podem se juntar, pois a distância entre eles é cerca de 16 a 24 km. O governador do Colorado, Jared Polis, informou que estão fazendo o que podem para salvar vidas e casas.

Embora centenas de equipes de bombeiros estejam lutando contra o incêndio no leste de Troublesome, as condições meteorológicas não estão ajudando a conter o fogo, devido aos ventos fortes, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas.

Os bombeiros estão apostando na passagem de uma frente fria na região para controlar o incêndio. Depois das condições de ventos fortes, alguns centímetros de neve podem cair nos próximos dias, proporcionando algum alívio.

A temporada de incêndios florestais no Colorado está causando um cenário apocalíptico em parte do estado, com céus cinzas de fumaça, sol turvo e odor de fogueira queimando, além da péssima qualidade do ar.

Influência das Mudanças Climáticas

Os cientistas afirmam que as mudanças climáticas são responsáveis por eventos extremos mais intensos e frequentes, como tempestades, secas, inundações e incêndios florestais.

Segundo a Dra. Jennifer Balch, professora de ecologia do fogo e diretora do Earth Lab na Universidade do Colorado em Boulder, a temporada de incêndios de 2020 está mostrando os efeitos das mudanças climáticas. O ano foi notável pela seca, que intensificou os incêndios.

De acordo com o Colorado Climate Center, 97% do estado está nas categorias de seca "excepcional", "extrema" ou "severa", pela primeira vez em oito anos.

Brad Udall, cientista sênior de pesquisa climática e hídrica do Colorado Water Institute, informou que quase não houve umidade nos últimos 3 meses no Colorado, pois as monções do Arizona deste ano foi um fracasso.

Udall ainda completou que as secas de hoje são causadas principalmente pelo aumento da evaporação devido ao clima mais quente. Além do clima, também há outros fatores que impulsionam explosões na área queimada. Porém, os especialistas dizem que o aumento acentuado não pode ser explicado sem considerar o aquecimento e secagem de longo prazo.

Os incêndios florestais sem precedentes dos últimos anos mostraram o quão vulneráveis somos a um clima que não obedece mais às regras.

As projeções dos cenários de seca e aquecimento para as próximas décadas, indicam que as regras continuarão mudando, dizem os cientistas. Os recordes de 2020 não durarão por muito tempo.