Crise em São Vicente e Granadinas: nova erupção do vulcão La Soufrière

O vulcão La Soufrière, localizado na ilha de São Vicente no mar das Caraíbas, continua em atividade desde que entrou em erupção em 9 de abril. A região está passando por uma crise, o que fez o Primeiro-Ministro Ralph Gonsalves pedir ajuda à comunidade internacional. As imagens são impressionantes!

O vulcão La Soufrière, situado na ilha de São Vicente no mar das Caraíbas, entrou em atividade no dia 9 de abril, 40 anos depois de sua última erupção. Vários eventos secundários de explosões vêm ocorrendo desde então; a maior explosão dessa erupção provocou fluxos piroclásticos nos lados sul e sudoeste do vulcão.

A ilha permanece sob uma chuva de cinzas, com algumas regiões sem energia e água potável e, cerca de 20.000 pessoas foram diretamente afetadas pelas erupções em São Vicente e Granadinas; como o vulcão La Soufrière continua altamente ativo, é muito provável que este número aumente nas próximas semanas.

"Em toda a nossa terra, homens e mulheres estão de luto e ansiosos. Eles estão sofrendo muito", disse o Primeiro-Ministro Ralph Gonsalves ao Conselho de Segurança da ONU, afirmando que o seu país enfrenta "um grande desafio de ajuda humanitária".

A Agência de Gestão de Emergências em Catástrofes das Caraíbas declara que explosões de magnitude semelhante ou maior poderão continuar a ocorrer nos próximos dias, afetando não apenas São Vicente e Granadinas, mas também Barbados, Santa Lúcia, Granada e Antígua e Barbuda.

Os voluntários da Cruz Vermelha de São Vicente e Granadinas têm apoiado os esforços de evacuação, fornecendo primeiros socorros, incentivando a prevenção da COVID-19 e distribuindo água, cobertores e kits de higiene às famílias desabrigadas.

A Agência de Gestão de Emergências em Catástrofes das Caraíbas (CDEMA, em inglês) informou que explosões de magnitude igual ou maior a esta última provavelmente continuarão ocorrendo nos próximos dias, provocando chuvas de cinzas que podem afetar não só São Vicente e Granadinas, mas também Barbados, Santa Lúcia, Granada, e Antígua e Barbuda. Nas imagens abaixo, que também são visíveis por satélite, o vulcão permanece em alerta vermelho.

youtube video id=4hlIIbR9OJA