tempo.com

As 7 imagens astronômicas mais incríveis e populares da NASA

Feliz Dia Internacional da Astronomia! Hoje estamos comemorando e no Meteored preparamos uma seleção das fotos mais famosas e populares da NASA. Aqui nós as mostramos e explicamos para você.

dia mundial da astronomia
O principal objetivo do Dia Mundial da Astronomia é aproximar a astronomia da sociedade

Hoje é o Dia Mundial da Astronomia, ou um deles... você sabia que é comemorado duas vezes por ano? Uma vez na primavera e outra no outono, e na estação atual é sempre o sábado mais próximo da primeira lua em sua fase de quarto crescente. Por esta razão, este ano é comemorado hoje, 7 de maio. O principal objetivo deste dia é aproximar a astronomia da sociedade, inundando cidades com telescópios e motivando as gerações futuras a se interessarem por essa ciência.

Este ano podemos aproveitar este dia de várias maneiras: sob um céu estrelado, assistindo a um dos centenas de filmes sobre o tema ou tirando algumas fotos com o telescópio, mas na Meteored queremos celebrá-lo com você mostrando alguns dos mais imagens famosas da NASA.

Blazar Artist Concept (buraco negro)

blazar NASA
Ilustração de um jato de matéria apontando para a Terra. Fonte: NASA

Este ano, o Dia Internacional da Astronomia cai um dia após o término da Semana do Buraco Negro. Esta primeira ilustração mostra a matéria caindo em direção ao buraco negro supermassivo no centro da galáxia. Então, parte dele é acelerado para fora quase à velocidade da luz. Quando um desses jatos aponta na direção da Terra, a galáxia aparece especialmente brilhante e é classificada como blazar.

John Young saudação à bandeira americana

astronauta NASA
Imagem de uma de nossas visitas à Lua em 1972. Fonte: NASA

O comandante da missão de pouso lunar Apollo 16 salta da superfície lunar enquanto sauda a bandeira dos Estados Unidos. Esta fotografia Data de 21 de abril de 1972 e foi tirada pelo astronauta Charles M. Duke Jr., piloto do módulo lunar. Voltaremos a ver uma imagem semelhante em breve?

A galáxia Andrômeda

andrômeda nasa
Imagem da galáxia Andrômeda tirada pelo NASA Galaxy Evolution Explorer. Fonte: NASA

Aqui podemos ver uma imagem fascinante do nosso maior vizinho galáctico: a galáxia Andrómeda o M31. É uma fotografia que mostra a intensidade com que as estrelas brilham dentro daquela casa inexplorada que fica a 2,5 milhões de anos-luz de nós, incrível!

Quando o dia "engole" a noite

Estação Espacial Internacional da NASA
Imagem noturna de cidades que não dormem e uma luz do dia emoldurando o hemisfério norte. Fonte: NASA

Agora não saímos de casa, com esta fotografia tirada da parte escura da Terra, durante a noite. A tripulação da Expedição 50 da Estação Espacial Internacional em sua órbita ao redor da Terra tirou esta fotografia impressionante. Quando um novo dia nasce, as luzes superam a escuridão.

O "Desagradável" do Hubble

Nasty 1 NASA
Identificada como uma estrela Wolf-Rayet em rápida evolução que é muito mais massiva que o nosso sol. Fonte: NASA

A partir do Telescópio Espacial Hubble da NASA, os astrônomos descobriram novas pistas sobre uma estrela surpreendente que envelhece rapidamente. Algo que nunca havia sido visto dentro da Via Láctea e que foi apelidado "Nasty 1" (desagradável em português). Esta estrela perde rapidamente suas camadas externas cheias de hidrogênio, expondo seu núcleo de hélio extremamente brilhante e ardente, como mostrado na fotografia.

A sombra de saturno

Saturno NASA
Imagem de Saturno que, como a Terra, também está inclinada em seu eixo. Fonte: NASA

Durante o equinócio do nosso vizinho Saturno, sua sombra se estendeu além da borda de seus anéis em 2009. Esta imagem foi capturado em 2015, quando a sombra mal atingiu todo o sistema de anéis. Desde que esta fotografia foi tirada, sua sombra diminuiu até o solstício de verão no hemisfério norte do planeta. Uma vez nesse ponto, ele sempre se expande novamente, assim como na Terra!

O Caribe sob um manto de nuvens!

Caribe NASA
Imagem de 1º de janeiro de 2018 pela tripulação da Estação Espacial Internacional. Fonte: NASA

E para finalizar a compilação, apresentamos esta imagem tirada pela tripulação da Expedição 54 a bordo da Estação Espacial Internacional, mostrando as ilhas de Porto Rico, Cuba e Hispaniola sob um manto de nuvens. Apesar da cobertura de nuvens e da altitude de 402.336 quilômetros, a paisagem é... espetacular!