Água à vista! Encontrada reserva de 600 milhões de litros de água na Lua

Há muito mais água em nosso satélite natural do que se acreditava anteriormente. Novas perspectivas estão se abrindo para a pesquisa e colonização lunar.

Lua, água
O mapa das crateras lunares. Em verde, as crateras “anômalas” que contém o gelo em seu interior. Crédito: NASA.

Nada menos que 600 milhões de toneladas de água na forma de gelo estão escondidas dentro das crateras próximas ao polo norte da Lua. A conclusão veio da análise das imagens captadas pelo radar Mini-SAR da NASA, a bordo da nave espacial indiana Chandrayaan-1.

Esses 600 de litros de água estão distribuídos abaixo de cerca de 40 crateras, de entre 2 e 15 km de diâmetro, localizadas em regiões da Lua que permaneceram sem luz solar durante milhões de anos. Segundo os cientistas, estas condições frias e escuras favorecem a existência de depósitos estáveis.

As imagens do Mini-SAR confirmam as suspeitas da existência de gelo de água por baixo destas crateras de bordas afiladas e campos de blocos rochosos, que apresentam um “grau de rugosidade superficial” particular que sugere a presença de gelo.

Os cientistas consideram que a distribuição única das rochas, comparada com o que normalmente é observado em uma cratera normal, deve ser causada por um material diferente localizado no interior das crateras.

“Interpretamos esta relação como consistente com o gelo de água presente nestas crateras. O gelo deve ser relativamente puro e ter pelo menos alguns metros de espessura para produzir esta assinatura”, dizem os pesquisadores.

O Mini-SAR é um radar de abertura sintética em miniatura. Um pequeno radar projetado para mapear as propriedades de dispersão dos polos lunares, a fim de encontrar gelo de água e determinar sua localização e distribuição.

"A imagem que emerge das múltiplas medições e dos dados resultantes dos instrumentos nas missões lunares indica que a criação, migração, deposição e retenção de água estão ocorrendo na Lua", disse Paul Spudis, pesquisador principal do experimento Mini-SAR na Lua do Instituto Planetário de Houston.

Futuro promissor para missões lunares

Os resultados são consistentes com descobertas anteriores de outros instrumentos da NASA, como a descoberta de moléculas de água pelo Moon Mineralogy Mapper e a detecção de vapor de água pelo satélite LCROSS.

“Depois de analisar os dados, nossa equipe científica mediu uma forte indicação de gelo de água, uma descoberta que dará às futuras missões um novo objetivo para explorar e explorar ainda mais”, disse Jason Crusan, executivo do programa Mini-RF para a Missão de Operações Espaciais da NASA.

Estes novos dados reforçam a ideia de que a Lua possui várias formas de água, o que poderá ser fundamental para a futura exploração espacial e possível colonização lunar.

Esta descoberta sugere que a Lua é um destino ainda mais interessante para a exploração científica e operacional do que se acreditava anteriormente. "As novas descobertas mostram que a Lua é um destino científico, de exploração e operacional ainda mais interessante e atraente do que as pessoas pensavam", acrescentou Spudis.

Referência da notícia:

Spudis, P. D. et al. Initial results for the north pole of the Moon from Mini-SAR, Chandrayaan-1 mission. Geophysical Research Letters, v. 37, n. 6, 2010.