A solução para a crise hídrica pode estar sob nossos pés

A maior parte da água doce do planeta reside no subsolo. Pouco explorado e com poucas informações a respeito, seu uso adequado poderia evitar a morte de um número significativo de pessoas.

Agua dulce
La mayor parte del agua dulce del planeta está en el subsuelo.

99% da água doce do planeta é subterrânea. E com um planeta que está aquecendo, a pressão sobre esse recurso aumentará, alertou a ONU. De acordo com o que foi revelado por Thomson Reuters Foundation, A escassez de água, que já afeta bilhões de pessoas em todo o mundo, deve piorar nas próximas décadas, devido à seca, poluição, aumento do nível do mar e má gestão. Mas a esperança invisível pode estar sob os pés.

A tudo isto, um relatório da ONU sobre a Desenvolvimento de Recursos Hídricos no Mundo 2022, estima que o uso da água aumentará 1% a cada ano nas próximas três décadas e que as águas subterrâneas se tornarão mais importantes à medida que as mudanças climáticas e a exploração humana reduzirem as reservas superficiais, como lagos e reservatórios.

Hoje, as águas subterrâneas, que representam a maior parte do abastecimento de água doce, são mal compreendidas. Isso faz com que sejam desvalorizadas, mal administradas ou utilizadas sem respeitar sua substituição. No entanto, num mundo em aquecimento e com a pressão de um aumento exponencial da população, as águas subterrâneas são uma reserva relevante.

Os números que falam

Os números falam por si: globalmente, pelo menos 3,6 bilhões de pessoas tiveram acesso inadequado à água por pelo menos um mês do ano em 2018, e esse número deve ultrapassar 5 bilhões até 2050, segundo pesquisadores que trabalharam na informe da ONU. Richard Connor, editor-chefe, argumenta que as soluções para os problemas hídricos podem estar no subsolo.

A solução seria viável desde que o recurso subterrâneo pudesse ser gerido e explorado de forma sustentável. Dado o aumento da população mundial, o aumento da pressão sobre este recurso não renovável será maior, pelo que a gestão adequada é essencial.

Embora a Terra seja coberta por enormes oceanos, apenas 1% da água é ideal para consumo. A maior parte da água é encontrada nas calotas polares, e o restante é salgado, nos oceanos. Desse 1% de água doce líquida, 99% encontra-se no subsolo, onde sua qualidade geralmente é boa a muito boa. Dessa forma, esse reservatório pode ser utilizado com segurança e sem a necessidade de tratamento avançado.

A solução invisível

A água de superfície armazenada, por exemplo, em reservatórios e barragens, é um recurso finito e caro, altamente vulnerável à poluição e aos efeitos das mudanças climáticas, como secas severas. A experiência mostra que algumas formas de exploração tiveram consequências ecológicas e sociais. Por outro lado, entre 10 e 20% das águas subterrâneas são renovadas naturalmente e encontram-se a pouca profundidade, tornando-as facilmente acessíveis.

youtube video id=jKeCtRDWYrU

O resto é "água fóssil" que está no solo há milhares ou mesmo milhões de anos e, embora não seja renovável, é abundante. O relatório da ONU observa que os sistemas de águas subterrâneas são importantes para sustentar paisagens ricas em natureza, como florestas, e fornecem cerca de um quarto de toda a água usada para a agricultura.

O abastecimento de água subterrânea também responde por cerca de metade da água usada a nível doméstico pela população mundial e é a fonte mais barata de água potável para os habitantes das zonas rurais, a maioria dos quais não está ligada a sistemas de abastecimento públicos ou privados. A extração excessiva pode ter consequências terríveis, como subsidência de terras e conflitos relacionados à escassez de oferta.