5 invenções de cientistas brasileiros que mudaram o mundo; confira
Sim, o Brasil tem uma longa história de contribuições à ciência e à tecnologia. Conheça aqui 5 invenções e descobertas de cientistas brasileiros que mudaram o mundo.

De componentes que estão em carros a aparelhos que revolucionaram a comunicação, passando por avanços na saúde pública, a genialidade de cientistas brasileiros ganhou relevância mundial. Suas invenções se destacaram pelo impacto que causaram tanto no país quanto fora dele.
Conheça aqui 5 dessas invenções e descobertas e a história por trás de cada uma. Acompanhe!
As 5 principais invenções brasileiras
São cientistas pioneiros em áreas como automobilismo, telecomunicações e saúde.
Avião
Esta é a mais famosa das invenções brasileiras. O avião 14-Bis foi projetado, em sua forma mais simples, por Alberto Santos Dumont em 1906. Ele foi reconhecido por ter realizado o primeiro voo de um avião mais pesado que o ar com propulsão própria e decolagem por meios próprios
Isso foi registrado publicamente em 23 de outubro daquele ano, no campo de Bagatelle, em Paris, tendo grande cobertura da imprensa. Diante de uma multidão e de uma comissão julgadora da Federação Aeronáutica Internacional, o 14-Bis decolou, subiu por uns 60 metros e pousou utilizando apenas a potência de seu próprio motor.
Soro antiofídico
O médico e imunologista Vital Brazil foi o desenvolvedor do primeiro soro antiofídico polivalente, um antídoto eficaz contra picadas de cobras venenosas. A descoberta se deu no início do século 20, e o soro se tornou o padrão mundial de tratamento, sendo utilizado até hoje. Na verdade, o processo de produção foi adaptado, mas a essência do soro se mantém a mesma da época de Vital.

Ele descobriu que para cada veneno existe um antídoto específico. E doou a patente de seus soros ao governo brasileiro, o que permitiu que a inovação fosse replicada sem custos e se tornasse acessível para toda a população.
Chuveiro elétrico
Este instrumento tão importante nos dias de hoje foi criado pelo engenheiro Francisco Canho na década de 1940, como uma resposta ao clima tropical e às necessidades da população.

O aparelho era robusto, pesado, e tinha em seu interior uma resistência que aquecia a água quando esta passava por dentro dele. A invenção foi um sucesso imediato, foi patenteada e começou a ser comercializada em 1950, tornando-se rapidamente um item popular em todo o país.
Câmbio automático
A praticidade do câmbio automático, presente hoje em milhões de carros, foi uma invenção de dois engenheiros: José Braz Araripe e Fernando Iehly de Lemos. Eles desenvolveram, em 1932, o primeiro sistema de transmissão automática com fluido hidráulico, que se tornaria a base para o câmbio "hidramático".
Ambos se mudaram para os Estados Unidos jovens, em 1920, e após anos trabalhando em oficinas mecânicas por lá, eles apresentaram seu invento à General Motors em 1932. A montadora se interessou pelo projeto e comprou a patente.
Rádio
O primeiro aparelho a transmitir a voz humana por ondas de rádio, sem o uso de fios, foi criado pelo padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura. E a primeira transmissão foi feita na cidade de São Paulo em 16 de julho de 1899, quando ele pediu para tocarem o Hino Nacional. Naquele momento, a música do hino começou a ser transmitida a até cerca de 4 km de distância do local.

Segundo historiadores, ele também projetou, de forma inédita, a televisão e o telex, e até buscou recursos para industrializar seus inventos, mas foi ignorado e caiu no esquecimento.
Referências da notícia
Conheça 5 grandes invenções criadas por brasileiros. 30 de junho de 2025. Redação Brasil Paralelo.
4 invenções brasileiras que impactaram o mundo. 08 de julho, 2025. Diulia de Paulo Cardia.