O que atrai as moscas nos seres humanos? Aqui te contamos o que nós temos na pele que elas tanto gostam e que as aproxima de nós, fazendo delas insetos realmente incômodos.
O que atrai as moscas nos seres humanos? Aqui te contamos o que nós temos na pele que elas tanto gostam e que as aproxima de nós, fazendo delas insetos realmente incômodos.
Uma nova pesquisa usando novos mapas 3D da camada de gelo da Groenlândia e comparando o período de 2016 a 2021 concluiu que as rachaduras que aceleram o derretimento se expandiram rapidamente. Esse derretimento do gelo despeja grandes quantidades de água doce no oceano.
Na Antártica há uma inusitada montanha piramidal com quatro faces quase idênticas, que gerou várias teorias da conspiração. Mas a sua formação tem uma explicação geológica. Veja aqui qual é.
Uma resolução das Nações Unidas de 2022 entra em vigor e 2025 é agora o Ano Internacional da Preservação das Geleiras. O dia 21 de março foi designado como o Dia Mundial das Geleiras.
A redução drástica do gelo antártico nos últimos anos pode estar relacionada com mais dias de tempestade no Oceano Antártico, de acordo com pesquisas recentes. É também provável que tenha implicações no comportamento das correntes oceânicas e no clima global.
No final desta década, a missão Artemis levará os humanos de volta à Lua. Agora, um estudo alerta para o fato de as atividades levadas a cabo poderem criar atmosferas temporárias na Lua. Isto poderia causar problemas para as missões e até para a saúde dos astronautas.
Graças ao uso de imagens de satélite, foi possível determinar que a superfície da vegetação na Antártica aumentou mais de 10 vezes desde 1986. Estas mudanças poderiam ameaçar a biodiversidade ao introduzir espécies de fora do continente.
O ciclone tropical Chido se desenvolveu no oeste do Índico e alcançou a categoria 4, atingindo as ilhas francesas de Mayotte, onde as autoridades acreditam que as mortes podem estar na casa de centenas ou milhares.
Uma nova inversão do polo magnético do planeta parece estar a caminho. Agora, o fato é que o polo norte magnético está se movendo a uma velocidade incomum e os cientistas estão tentando entender esse fenômeno.
Os resultados de uma pesquisa recente indicam que o calor extremo mata mais pessoas abaixo de 35 anos do que idosos. O trabalho foi realizado no México, onde as condições de umidade costumam ser extremas nestes casos.
Uma grave seca no nordeste dos Estados Unidos levou as autoridades a tomar medidas após 22 anos. Até parques públicos sofreram incêndios por falta de chuvas.
Um novo trabalho está avançando fortemente no desenvolvimento de combustíveis para a aviação utilizando águas residuais. A sua eficiência seria muito alta, permitindo uma redução de 70% nas emissões de CO2 do setor.
Os fortes ventos catabáticos, que fluem na primavera do centro da Antártica em direção às bordas glaciais, raramente podem ser capturados porque são dominados por céus nublados. Mas em 10 de outubro, o satélite Landsat 8 forneceu imagens muito valiosas.
Um pesquisa recente confirma que a chuva ajuda o oceano a reter até 7% mais carbono do que se supunha anteriormente. Veja como chegaram a essa conclusão, após mais de três décadas de trabalho.
Uma DANA (baixa pressão isolada em altos níveis) foi responsável por chuvas extremas e inundações repentinas no leste de Espanha, especialmente em Valência, deixando ao menos 52 vítimas e muitos danos graves.
O que já é uma realidade apoiada em dados confirma-se novamente este ano. Os mínimos de gelo marinho na Antártica e no Ártico permanecem em torno de mínimos históricos.
Um estudo recente concluiu que as gotas de chuva nos estágios iniciais da evolução teriam sido essenciais para fornecer proteção às primeiras células em desenvolvimento.
Novo estudo indica que seria possível a formação de água dentro do gelo de Marte, e que esse ambiente seria a porta de entrada para o desenvolvimento de vida simples. Um processo que ocorre também dentro do gelo da Terra.
'OpenAI o1', a nova ferramenta do ChatGPT agora segue um processo de raciocínio humano que melhora os resultados em matemática, ciências e programação. Com esta estratégia os resultados minimizam erros muito comuns nas versões anteriores.
Uma pesquisa recente determinou que a água doce no planeta teria surgido cerca de 500 milhões de anos antes do que se acreditava. O estudo foi feito em cristais que datam do início do Pré-cambriano na Austrália Ocidental.