Pergunta que sempre nos fazemos: por que as moscas são atraídas pelos humanos?
O que atrai as moscas nos seres humanos? Aqui te contamos o que nós temos na pele que elas tanto gostam e que as aproxima de nós, fazendo delas insetos realmente incômodos.

Por alguma estranha razão, as moscas têm uma grande capacidade de nos incomodar, zumbindo em volta da nossa cabeça. Esses pequenos insetos têm a incrível capacidade de localizar humanos e escapar facilmente de nossas tentativas de assustá-las. Então a grande questão é: por que as moscas estão pairando ao nosso redor? O motivo depende da espécie do inseto, dizem especialistas citados pelo site Live Science.
Jonathan Larson, entomologista da Universidade de Kentucky, explicou ao site que "há um certo grupo delas que se interessa por nós porque somos mamíferos de sangue quente dos quais eles podem se alimentar". Neste caso, estamos falando de insetos como mosquitos, mutucas e alguns outros, que são atraídos pelo dióxido de carbono (CO2) que nós, humanos, expelimos quando respiramos.
As moscas nos encontram facilmente porque nossos corpos liberam constantemente odores que atraem insetos naturalmente, como o CO2, o ácido láctico e ácido carboxílico, conforme explicou Jody Gangloff-Kaufmann, entomologista da Universidade Cornell.
Cheiros e sabores muito valiosos
Sammy Ramsey, professor assistente de entomologia na Universidade do Colorado em Boulder, também disse à Live Science que "se você pudesse ver o cheiro, veria uma nuvem de efervescência ao redor dos corpos de todas as pessoas que conhecesse". A composição dos óleos de cada pessoa e as moléculas de aerossol liberadas pela pele são diferentes dependendo da sua genética, da sua dieta e das atividades que você fez naquele dia. Mas algumas pessoas são muito mais atraentes que outras.
Did you know flies blow bubbles?
— Oliver C Wright (@OW_Photography) September 15, 2021
It's thought to either be part of the digestion process or to help the fly cool down
Canon R5 and the MP-E Lens at high mag speeded up 5 times
4K version here https://t.co/SejmJTqNvV@flygirlNHM @CanonUKandIE @CanonEMEApro pic.twitter.com/MT7Jl99tss
Especialistas explicam que, enquanto as moscas parasitas ficam perto de nós para sugar nosso sangue, outras espécies, como as moscas domésticas, estão mais interessadas nos nutrientes da nossa pele. "Nossa pele é coberta de coisas que elas podem beber. Então, há carboidratos e proteínas e todos os tipos de coisas em nosso suor e nos óleos da nossa pele, e elas podem lambê-los. É como um supermercado", disse Larson.
Então, as moscas conseguem absorver muita coisa muito rapidamente apenas passando suas partes bucais sobre nossa pele e sugando. Mas elas não dependem do suor para se sustentar. Embora algumas absorvam nutrientes da nossa pele, eles são altamente diluídos, então é provável que elas lambam principalmente o suor para repor as concentrações de sal em seus corpos.
Se alimentar e fugir rápido
As moscas têm maior probabilidade de se alimentar da nossa comida quando estão procurando uma refeição mais substancial. Embora algumas espécies, incluindo as moscas domésticas, prefiram matéria em decomposição, elas não são "exigentes" com a alimentação. Para quebrar alimentos sólidos, essas moscas vomitam enzimas digestivas para liquefazer o alimento e depois o sugam através de suas probóscides semelhantes a canudos.

Os sistemas de detecção de potenciais fontes de alimento variam entre as 110.000 espécies de moscas e até mesmo entre os sexos delas. Muitas dependem de pequenos pêlos em suas antenas ou no corpo que têm receptores sensoriais para odores específicos. Essas células sensoriais podem detectar alimentos a quilômetros de distância e enviar sinais diferentes ao cérebro, dependendo dos produtos químicos que as células encontram no ar.
Se uma mosca sente o cheiro de algo que lhe agrada, ela voa mais perto e pousa nele. Elas têm receptores gustativos nas pernas, o que as ajuda a saber rapidamente se algo é comestível. Isso é útil quando elas querem fazer um "lanche rápido" antes que a pessoa a mate.
As moscas também têm olhos grandes e bulbosos, compostos por milhares de 'lentes' individuais que são extremamente sensíveis ao movimento e moldadas para permitir um campo de visão de quase 360 graus. Muitas usam pistas visuais para encontrar comida e escapar rapidamente do perigo.