ZCAS vai atuar no Brasil e pode provocar mais de 300 mm entre este sábado e a terça-feira; vejas as áreas em risco
A formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) formará chuvas intensas sobre uma faixa que compreende desde o Sudeste até o Norte, passando pelo Centro-Oeste do país. Há risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos.

Um corredor de convergência de umidade sobre o país está auxiliando na formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - um fenômeno caracterizado por uma faixa persistente de nebulosidade e precipitação que se estende do sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico.
A área afetada pelas chuvas compreende grande parte do país, mas em especial estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, que serão particularmente afetados pela presença da ZCAS ao longo dos próximos dias.

As chuvas se formarão de maneira constante ao longo dos próximos dias, com destaque para o período entre sábado (7) e terça-feira (10), quando acumulados particularmente intensos se formarão no país. A região mais afetada será o Sudeste - em especial nas áreas listadas a seguir, que podem registrar acumulados totais superiores a 300 mm:
- São Paulo (Vale do Paraíba, região de Campinas e de Ribeirão Preto)
- Rio de Janeiro (desde o sul fluminense até o centro e a baixada, passando pela região metropolitana da capital)
- Minas Gerais (Alto Paranaíba, oeste e sul mineiros)

Outras áreas dos estados mencionados e do Espírito Santo também vão registrar ocorrência de tempestades, mas com acumulados menores e chuvas menos extremas do que as regiões listadas acima. Esse comportamento pode ser observado no mapa acima.
Chuva extrema também atinge o Centro-Oeste e Norte
Além disso, chuvas intensas também serão registradas em outros estados do Centro-Oeste e do Norte, onde os acumulados totais gerados pela ZCAS podem chegar aos 150 mm de chuva - não tão extremos quanto os do Sudeste, porém ainda assim suficientes para causar transtornos.
Vale notar que pancadas de chuva também serão registradas em outros estados, mas alcançarão volumes menores e uma intensidade mais branda, ocasionando menos transtornos para a população.

Ao total, as áreas mencionadas vão registrar ocorrência de alagamentos severos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra em áreas de risco. Além disso, há possibilidade de outros transtornos, como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e objetos altos (placas e letreiros) e descargas elétricas (raios).
Caso tempestades atinjam o seu município ao longo da semana, sempre evite enfrentar o mau tempo e fique atento às recomendações para evitar enfrentar transtornos ainda maiores:
- Em caso de vias alagadas ou transbordamento de rios, evite a todo custo transitar na via e enfrentar a correnteza. Mesmo correntezas baixas são capazes de mudar inesperadamente, arrastando pessoas e veículos.
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
- Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
- Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Fique atento à alterações em encostas e evite transitar em áreas de risco para não ser pego por deslizamentos de terra, a segunda maior causa de fatalidades após as enxurradas.
Por fim, não deixe ainda de conferir as previsões do tempo específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no portal da Meteored. Assim você evita ao máximo ser pego de surpresa pelo mau tempo.