Veja como fica o tempo na virada do ano: alertas de tempestades e chuvas volumosas no Sudeste e Centro-Oeste

Com o avanço de uma frente fria, os últimos dias do ano serão marcados por chuva volumosa e temporais no Sudeste e no Centro-Oeste. Veja os alertas e as áreas que mais serão atingidas com volumes de quase 200 milímetros.

Algumas áreas do Brasil podem contar com tempo estável, firme e até mesmo considerado agradável para a virada do ano de 2023 para 2024. A região Sul, por exemplo, será contemplada com a calmaria nos últimos dias de um ano que teve muita chuva e muitos estragos devido ao fenômeno El Niño gerando excesso de umidade na região.

Com a presença de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de instabilidades, a previsão é de tempo firme sobre partes do Sul brasileiro a partir de sábado (30), ou seja, as festividades de réveillon estão garantidas no Rio Grande do Sul e depois também em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Todo o estado gaúcho vai se destacar na noite da virada com céu claro, sem presença de nuvens e com muitas estrelas para iluminar a última noite do ano.

Além do Rio Grande do Sul, a faixa leste nordestina entre Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, pode ser contemplada com o tempo estável durante a virada do ano.

Tem previsão de chuva sobre a metade norte do país, com pancadas espalhadas desde o Amazonas até o sertão nordestino devido instabilidades tropicais. Inclusive, há potencial para volumes elevados durante o sábado (30) e o domingo (31) principalmente na metade norte amazonense e no norte do Pará. Nos arredores de Santarém, por exemplo, o volume de chuva pode chegar aos 90 milímetros.

Alerta de chuva e temporais no Sudeste e Centro-Oeste

Já falamos do tempo na virada do ano no Sul, no Nordeste e no Norte do país, porém, o maior destaque hoje vai para as regiões Sudeste e Centro-Oeste que entram em alerta máximo nessa reta final de 2023 devido ao avanço de uma frente fria e outras instabilidades em níveis médios da atmosfera que darão o suporte para a formação de núcleos intensos de chuva.

chuv
Volume de chuva pode beirar os 200 milímetros em Mato Grosso do Sul. Com avanço da frente fria, chuva volumosa chega a Minas Gerais e ao Espírito Santo também.

Até o dia primeiro de janeiro de 2024, existe um grande potencial para chuvas volumosas e persistentes sobre as duas regiões, o que pode gerar transtornos, prejuízos e muitos estragos sobre as festividades de fim de ano. Em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo, por exemplo, são esperados volumes na casa dos 180 milímetros, é muita água para cair nos últimos dias do ano. Há potencial para alagamentos e também deslizamentos de terra, então atenção redobrada nas áreas mais vulneráveis.

No estado de Mato Grosso do Sul, além de altos acumulados, existe risco para temporais com ventos, raios e granizo durante o sábado, domingo e na segunda-feira (1° de janeiro) por conta da área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, que está interligada a frente fria, além de um vórtice ciclônico em níveis médios da atmosfera, que é um grande responsável por gerar queda de granizo.

Já entre Minas Gerais e o Espírito Santo, a frente fria que vai avançar nos próximos dias ainda vai receber o suporte de outra área de baixa pressão atmosférica que vai se formar na costa da região Sudeste. Esse sistema, inclusive, será o maior responsável pelas chuvas expressivas logo no comecinho de janeiro de 2024 no estado da Bahia. Na segunda-feira tem alerta para transtorno e prejuízos especialmente no sul baiano, em que são esperados cerca de 70 milímetros em Teixeira de Freitas.