Julho termina com bastante frio e chuva nas regiões Sul e Sudeste

Outra frente fria passa a atuar sobre a Região Sul e avança nos próximos dias alcançando o estado do Rio de Janeiro, onde há alerta. A queda das temperaturas também é destaque, principalmente para o Centro-Sul.

Chuva e frio para o Sul e Sudeste, alerta para o Rio de Janeiro
Frente fria volta a provocar chuvas de moderada intensidade na Região Sul. Alerta de chuvas volumosas para o Rio de Janeiro mais para o fim da semana.

A última semana de Julho será marcada pelas baixas temperaturas e pela ocorrência de chuvas nas regiões Sul e Sudeste.

Essa pequena mudança de padrão, que ocorreu a partir do final da semana passada, foi impulsionada pela mudança de tendência da Oscilação Antártica (AAO), contribuindo para a quebra do bloqueio atmosférico.

A perspectiva é de que as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade na Região Sul e no estado de São Paulo até meados da semana. Já na segunda parte da semana, há alerta de chuvas volumosas no Rio de Janeiro e litoral norte paulista.

Alerta e destaque para a semana

Nesta segunda-feira (27), uma região de cavado se forma sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo nublado e com ocorrência de chuvas fracas em boa parte do estado no período da manhã. Na parte da tarde, a possibilidade de chuva diminui, mas o dia segue nublado.

Nos estados de Santa Catarina e do Paraná, o tempo firme predomina em praticamente todas as regiões, com exceção para as áreas do leste onde o dia fica nublado. No restante do país, previsão de chuva fraca a moderada somente no leste do Nordeste, onde as temperaturas continuam amenas.

Já na madrugada de terça-feira (28), uma frente fria no oceano, na altura do Uruguai, se acopla ao cavado, formando um único sistema frontal. Assim, volta a chover com moderada intensidade na metade norte e leste do Rio Grande do Sul pela manhã, atingindo o sul e o oeste de Santa Catarina por volta de meados do período.

Na parte da tarde o sistema avança e passa a chover nas demais regiões catarinenses e no sul e leste do Paraná. As chuvas ocorrem com maior intensidade no leste e sul de Santa Catarina, mas sem potencial para transtornos.

Com o deslocamento da frente fria, uma forte massa de ar polar derruba as temperaturas em todas as regiões gaúchas já pela manhã e em Santa Catarina, oeste, sul e leste do Paraná a partir do meio da tarde.

Na quarta-feira (29), a frente fria ainda atua entre a Região Sul e Sudeste. Previsão de tempo nublado ao longo do dia, com ocorrência de chuvas fraca em todo o leste e norte de Santa Catarina, centro-leste e norte pioneiro do Paraná e em toda a faixa leste de São Paulo. No oeste catarinense e paranaense o sol aparece na parte da tarde entre muitas nuvens.

Quanto ao frio, a massa de ar polar consegue transportar o seu ar mais frio por toda a Região Sul, Mato Grosso do Sul, estado de São Paulo e até para norte de Rondônia e sul do Acre. No Rio Grande do Sul há potencial para a ocorrência de geada ampla no centro-sul, oeste e noroeste do estado.

Alerta de chuvas volumosa para São Paulo e o Rio de Janeiro

Ainda está longe para uma previsão mais detalhada para a quinta-feira (30). No entanto, devido à atuação da frente fria juntamente com os ventos perpendiculares à costa, pela manhã há potencial para chuvas volumosas no litoral norte paulista, Vale do Paraíba e no Rio de Janeiro, principalmente na região de Cabo Frio. No período da tarde, o alerta se concentra apenas para a região de Campos dos Goytacazes.