Temporais severos e chuvas de 200 mm continuam trazendo risco ao Centro-Sul; confira as áreas em risco
A próxima semana será marcada por uma nova virada do tempo e pelo aumento das chuvas no Centro-Sul, principalmente sobre a Região Sul. Alerta de temporais e volumes totais de 200 mm.

O tempo instável não dá trégua ao Centro-Sul do Brasil. Nesta semana, as chuvas voltam a aumentar e a trazer risco para eventos com temporais e chuvas volumosas, que podem acumular 200 mm até o sábado (15) na Região Sul.
A nova mudança do tempo acontece já no início da semana, após o afastamento completo da frente fria. Uma região instável se forma entre a Argentina, o Paraguai e a Região Sul do Brasil na terça-feira (11). Nos dias seguintes, os alertas de chuvas intensas e de temporais atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
Detalhes da previsão de chuva e dos alertas
Nesta segunda-feira (10), a frente fria se afasta no oceano permitindo o avançado de uma massa de ar polar que já traz o frio de inverno para parte do Sul do Brasil. No entanto, esse sistema não tem uma grande amplitude e fica com sua atuação restrita ao Sul e ao leste do Sudeste.
Assim, uma região mais instável se forma entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, deixando alerta para o risco de intensos temporais já pela manhã no oeste e sul do estado. As instabilidades se espalham no período da tarde e levam os alertas a todo o Mato Grosso do Sul e para o oeste do Paraná. O potencial de risco perde força junto com as chuvas a partir do fim da tarde.

No restante do Centro-Sul, as chuvas ocorrem com fraca intensidade ao longo do dia, oscilando com período de melhoria na faixa leste desde o norte de Santa Catarina até o Espírito Santo.
Na terça-feira (11), uma nova região de instabilidade começa a se formar na Região Sul. No dia, não há potencial de chuvas intensas, mas pancadas isoladas com trovoadas são previstas para o início da manhã no extremo oeste e sudoeste do Paraná e no extremo oeste de Santa Catarina.
No decorrer do dia, as instabilidades se organizam mais e se deslocam para o sul. Assim, a partir do meio da tarde, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no meio-oeste e porção central até o norte de Santa Catarina, no sul e leste de Santa Catarina.

No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, a circulação dos ventos mantém o tempo fechado e com chuva fraca ou chuviscos ao longo do dia.
Na quarta-feira (12), já há maior atenção. A região instável se desloca para o Rio Grande do Sul, ganhando intensidade ao longo do dia. Já na madrugada, há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade na metade norte do estado, enquanto que chuvas de fraca intensidade atingem a porção central e todo o leste, de norte a sul, de Santa Catarina.
No período da manhã, alerta de temporais e de chuvas intensas na metade norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. No Oeste, Campanha e região de Porto Alegre, leste e norte de Santa Catarina, as chuvas ocorrem com fraca intensidade.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul deixando alertas de chuvas intensas e de temporais para o Norte, Região Central, Serra, região de Porto Alegre e Missões. Em Santa Catarina, há alerta para o sul do estado.
Nas demais áreas do Centro-Sul, o tempo firme predomina e não há previsão de chuva, somente de tempo nublado no leste do Paraná e no sul de São Paulo.
Na quinta-feira (13), as instabilidades voltam a atingir os 3 estados da Região Sul, com alertas de tempo severo já na madrugada e manhã. Alerta de intensos temporais na região Central e Missões do Rio Grande do Sul, com chuva forte na região de Porto Alegre e proximidades. O alerta de tempo severo se estende para o extremo oeste de Santa Catarina e o extremo oeste e sudoeste do Paraná.

A partir da tarde, as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul e há alerta de chuvas intensas e de temporais para todo o estado de Santa Catarina, para o oeste, sul, centro e leste do Paraná.
O tempo mais instável continua na sexta-feira (14) até a tarde do sábado (15), com risco de temporais pontuais e chuva forte sobre Santa Catarina, o extremo norte doo Rio Grande do Sul, o oeste, sudoeste e sul do Paraná.