Tempo muda e chuvas retornam ao Sul do Brasil a partir desta quarta, 12; confira os alertas

Um sistema frontal impulsionará a formação de pancadas de chuva já nesta quarta-feira. As tempestades continuarão ainda ao longo dos dias seguintes, mudando completamente o clima no centro-sul do país.

Nesta quarta-feira (12), um sistema frontal irá avançar pelo centro-sul do país. O sistema organizará a circulação de ventos e umidade sobre o país, ocasionando a formação de pancadas de chuva em diversos estados da região Sul, além de atingir também parte do Sudeste e Centro-Oeste.

Abaixo podemos observar o mapa de alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para esta quarta-feira (12). Entre eles, podemos destacar:

  • As regiões marcadas sobre avisos laranjas podem registrar chuvas de até 60 mm/h ou 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
  • As regiões marcadas sobre avisos amarelos podem registrar chuvas de até 30 mm/h ou 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h.
Mapa de alertas emitidos pelo INMET para esta quarta-feira.
Mapa de alertas emitidos pelo INMET para esta quarta-feira mostra que o sistema causará chuvas em diversos estados do centro-sul brasileiro - especialmente RS, SC, PR, SP e MS.

Em particular, é possível observar que as regiões que serão mais afetadas pela chuva (sob alertas laranjas) serão o oeste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, e a maior parte do Mato Grosso do Sul.

Em todas as regiões que serão afetadas pela passagem do sistema, os alertas indicam que há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, ocorrência de estragos em plantações, queda de árvores e galhos, alagamentos e enchentes.

Mas além destas regiões, pancadas de chuva podem ser registradas em praticamente todo o Rio Grande do Sul, Paraná, grande parte de Santa Catarina e de São Paulo, além do sul do Mato Grosso e de Goiás.

Previsão de densidade de raios na quarta-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na quarta-feira durante a tarde mostra uma grande quantidade de tempestades com descargas elétricas se formando na porção central do Mato Grosso do Sul.

Previsões indicam ainda que as pancadas de chuva com raios podem continuar se formando ao longo da quinta-feira (13) numa faixa que compreende os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do extremo norte do RS, oeste de SP e sul de GO e MT.

Previsão de probabilidade de chuva na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na quinta-feira durante a tarde mostra pancadas de chuva se formando especialmente numa faixa que compreende os estados de SC, PR e MS.

Na sexta-feira (14), essas pancadas de chuva podem também ganhar abrangência em São Paulo (atingindo inclusive a capital), o Rio de Janeiro e também sul de Minas Gerais. Ainda assim, os estados mais afetados continuam sendo Paraná e Mato Grosso do Sul.

Previsão de probabilidade de chuva na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na quinta-feira durante a tarde mostra pancadas de chuva abrangendo uma parte maior do Sudeste (incluindo SP e RJ) e atingindo fortemente MS e PR.

Com as chuvas se mantendo frequentes e constantes ao longo dos dias seguintes à passagem do sistema, o resultado climático será um período bastante chuvoso entre os dias 10 e 17 de novembro em grande parte do centro-sul do Brasil.

Semana terá acumulados de chuva acima da média

Essa situação compreende especialmente os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul - se estendendo também para oeste de São Paulo e norte do Rio Grande do Sul. A faixa de anomalias de chuva se estende ainda pela região norte, como é possível observar na imagem abaixo:

Previsão de anomalias de acumulados de chuva entre os dias 10 e 17 de novembro.
Previsão de anomalias de acumulados de chuva entre os dias 10 e 17 de novembro.

É possível observar ainda que o centro desta grande faixa de anomalia se chuvas será o Paraguai, onde tempestades extremas, com grandes alagamentos e enchentes, serão registradas nos próximos dias. Grande parte da Argentina e da Bolívia também serão afetadas.

Por isso, não deixe de conferir as previsões do tempo detalhadas para o seu município - disponíveis aqui no portal da Meteored. Assim, você evita ser pego desprevenido pelo mau tempo.