Chuvas aumentam muito no Brasil nesta quarta, 12: alerta para 12 estados de Norte a Sul; confira a previsão
Nesta quarta-feira, instabilidades aumentam e se espalham pelo Brasil de Norte a Sul. Ao todo 12 estados ficam em alerta devido aos riscos de chuvas intensas e tempestades.

A partir desta quarta-feira (12),as chuvas ganham força e se espalham por diversos estados brasileiros, com acumulados superam os 100 mm em algumas áreas. Confira os estados que ficam em alerta nesta quarta (12):
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Pará
- Bahia
- Maranhão
- Roraima
No Paraná, onde a situação ainda é delicada após os tornados registrados no último fim de semana, a previsão indica novas chuvas ao longo desta quarta-feira (12). Apesar de a intensidade ser menor que nos últimos dias, há risco de transtornos pontuais, especialmente nas áreas mais atingidas pelos eventos anteriores.
Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para as regiões afetadas pelas instabilidades desta quarta-feira.
Frente fria chega ao país na madrugada desta quarta
Na madrugada desta quarta-feira (12), uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a ficar em alerta e a ser atingido pelo novo sistema frontal que irá provocar chuvas intensas e tempestades em áreas pontuais do estado.

Com o passar das horas, o sistema frontal avança em direção a Santa Catarina e ao Paraná. No estado catarinense, há previsão de chuvas fortes atingindo principalmente a porção central e as áreas de serra, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas.
Durante a tarde, o tempo fica fechado em toda a Região Sul, e os alertas continuam válidos para Santa Catarina e Paraná, com pancadas de chuva e risco de tempestades também no norte do Rio Grande do Sul.

Entre a tarde e a noite, as chuvas se espalham pelo território catarinense, com precipitações moderadas a fortes em pontos isolados. Situação semelhante é esperada no sudoeste e noroeste do Paraná, onde há potencial para chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas.
As cidades de Joinville (SC) e Curitiba (PR) devem permanecer em atenção nesta quarta-feira (12), devido às condições atmosféricas instáveis que favorecem tempestades e volumes moderados de chuva.
Chuvas aumentam e se espalham pelo Brasil
A manhã desta quarta-feira (12) será marcada por instabilidades em várias áreas do país. Na capital Salvador (BA) e em municípios vizinhos, a previsão indica chuvas intensas desde a madrugada, que devem persistir ao longo do dia. A capital baiana segue em alerta para possíveis transtornos.

No sul do Maranhão, há previsão de chuvas durante a manhã, porém com menor intensidade e curta duração. Um corredor de umidade que se estende entre o Nordeste do Brasil e o Paraguai mantém as condições favoráveis à ocorrência de precipitação em boa parte das áreas sob influência desse escoamento atmosférico.
No Mato Grosso do Sul, o ar úmido combinado com temperaturas elevadas aumenta a instabilidade atmosférica. Entre o oeste do estado e a capital Campo Grande (MS), há previsão de tempestades durante a tarde, com potencial para causar problemas. Chuvas leves a moderadas ocorrem no oeste de Goiás.

Mais ao norte do país, as chuvas ganham força no decorrer da tarde. Os estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e Mato Grosso devem registrar tempestades localizadas, com forte intensidade e risco de descargas elétricas.
Acumulado de precipitação supera 150 mm em 24 horas
As chuvas previstas para esta quarta-feira (12) não serão volumosas em grande parte do país, com acumulados diários abaixo dos 20 mm. Os maiores volumes se concentram sobre áreas da Região Norte, enquanto que áreas pontuais do Nordeste registram chuvas superiores a 100 mm.

Na Região Sul, os acumulados mais expressivos ficam restritos ao oeste de Santa Catarina e ao sudoeste do Paraná, onde os volumes podem chegar a 25 mm, bem inferiores aos registrados na última semana, quando o ciclone extratropical provocou altos índices de precipitação.
Confira alguns dos acumulados previstos para esta quarta-feira (12):
- Vilhena (RO) – 34,8 mm
- Santarém (PA) – 22,5 mm
- Salvador (BA) – 161,8 mm
Como já mencionado, a capital baiana e os municípios do entorno devem permanecer em alerta devido ao grande volume de chuva previsto ao longo das próximas horas, especialmente durante a madrugada.
É fundamental evitar áreas de risco, não transitar por locais alagados e seguir as orientações da Defesa Civil. A atenção e o cuidado podem salvar vidas.