Tempo firme e ensolarado continua, mudança somente no final da semana

Um sistema de alta pressão continua a dificultar o avanço de sistemas frontais pelo Sul do Brasil até meados desta semana, com previsão o avanço de uma frente fria por volta da sexta-feira.

Sol e calor no Sul
Tempo firme com temperaturas em elevação se mantém em boa parte do país, com chuvas concentradas no leste do Nordeste.

O fim de semana foi marcado pela mudança de padrão, com tempo firme e temperatura mais elevadas, que proporcionam uma sensação mais agradável no Centro-Sul. Chuvas isoladas de baixo volumes ocorreram no norte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Já no leste do Nordeste, os ventos de leste contribuíram, de fato, para um dia nublado e com chuva, sendo a porção entre Alagoas e o Rio Grande do Norte onde ocorreram os maiores acumulados, com volumes de até 80 mm em João Pessoa, na Paraíba, no período de 48 horas.

A tendência para esta semana é de que esse padrão se mantenha, com pequenas peculiaridades de um dia para o outro. Expectativa de mudança de padrão, a partir do final da semana.

Destaque da previsão do tempo

A segunda-feira (20), começa com tempo firme em praticamente todo o país, com formação de nuvens altas no Rio Grande do Sul, devido à proximidade de um sistema frontal, que atua no sul do Uruguai.

Este mesmo sistema favorece a atuação mais intensa do ventos de norte e para o aumento das temperaturas ao longo do dia. Previsão de calor na parte da tarde para boa parte do Centro-Sul, principalmente para as regiões mais baixas.

Na faixa leste, que vai do sul da Bahia e norte de Minas Gerais até o Rio Grande do Norte, o di fica nublado, com ocorrência de chuvas de fraca à moderada intensidade intercalando com períodos de melhoria. Os maiores acumulados são esperados na região metropolitana de Salvador e entre Maceió e Natal.

Na terça-feira (21), a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul, devido à atuação de uma região de cavado no sul do Uruguai. O dia fica nublado nas fronteiras oeste e sul, com nuvens altas espalhadas e mais concentradas no restante do estado.

Previsão de mais um dia de sol e calor para as demais áreas da Região Sul, o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, com sol entre nuvens e pequena chance de chuva para o norte de Minas Gerais. No leste nordestino, o sol também aparece com mais força e as chuvas reduzem bastante de concentração. A exceção fica para o norte da Bahia, onde o fluxo de umidade se mantém.

Na quarta-feira (22), destaque apenas para a Região Sul, onde o tempo fica nublado e sem chuva no sul, oeste e parte da região Central do Rio Grande do Sul. No norte e leste gaúchos, Santa Catarina e no Paraná, as nuvens altas dividem o céu com o sol.

Mudanças do tempo na Região Sul

Na quinta-feira (23), um ciclone extratropical passa a atuar no sul do Uruguai e contribui para o aumento da nebulosidade em boa parte do Rio Grande do Sul, com tempo firme e ensolarado no norte, nordeste e áreas mais ao norte do leste do estado. Não há previsão de chuva.

Na sexta-feira (24), a frente fria associada ao ciclone avança pelo território gaúcho provocando chuvas de fraca intensidade e isolada. A tendência é de que no fim de semana volte a fazer frio em todo o Centro-Sul.