Tempestades se formam na Região Sul e avançam para o Sudeste nos próximos dias. INMET emite alerta de chuvas intensas!

Previsões indicam que chuvas intensas vão se formar no Sul durante esta quinta-feira (11) como resultado de um cavado. As tempestades avançam para o Sudeste nos próximos dias, intensificando as chuvas da região.

Esta quinta-feira (11) já se inicia com alertas para a região Sul do Brasil. Tempestades estão se formando entre a Argentina e o Paraguai devido à presença de um cavado, e previsões indicam que elas atingirão também a região Sul ao longo do dia.

Um cavado é uma região alongada de baixa pressão, onde as linhas de pressão não são fechadas (quando elas se fecham, forma-se um ciclone). O sistema ajuda a aumentar a instabilidade atmosférica e, consequentemente, a formar pancadas de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou alertas de chuva intensa para o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de acumulados de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo a partir da tarde de quinta-feira (11). Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Imagens de Satélite (infravermelho realçado) na madrugada desta quinta-feira (11) às 2h.
Imagens de Satélite (infravermelho realçado) na madrugada desta quinta-feira (11) às 2h mostram tempestades se formando entre a Argentina e o Paraguai e avançando para a região Sul do Brasil.

As previsões também indicam que há risco de pancadas moderadas de chuva no Sudeste ao longo desta quinta-feira. As pancadas atingirão especialmente São Paulo e Minas Gerais. Há possibilidade de acumulados de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.

Previsão do tempo para a sexta-feira e o fim de semana

Nesta sexta-feira (12), a tendência é de que as tempestades se desloquem para o norte, em direção à região Sudeste. Enquanto as chuvas na região sul se tornam mais fracas, isso resulta numa intensificação das chuvas especialmente em São Paulo e em Minas Gerais. As tempestades podem ocasionar cortes na energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e deslizamentos.

Acumulados de chuva previstos até o Domingo (14).
Acumulados de chuva previstos até o Domingo (14) mostram que as chuvas podem ultrapassar os 100 mm em diversos municípios do Sul e do Sudeste.

Durante o sábado (13), as previsões indicam que a situação continua similar. Há condições para formação de chuvas fracas a moderadas no Paraná, mas tempestades intensas continuam se formando em São Paulo e em Minas Gerais. Até o fim de semana, os acumulados totais de chuva podem ficar acima dos 100 mm de chuva em diversos municípios.

No entanto, existem exceções. Grande parte do norte de Minas Gerais, incluindo as regiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce permanecem com tempo predominantemente seco e ensolarado, sem chuvas significativas. O mesmo vale para todo o Estado do Espírito Santo durante os próximos dias.

Num geral, ao longo dos próximos dias, a chuva e uma massa de ar frio seguram as temperaturas em patamares mais amenos, que giram entre valores dentro ou abaixo da média - Especialmente na região Sul, onde as anomalias de temperatura podem chegar aos 10 graus abaixo da média. Isso significa que, na maior parte do Sul e do Sudeste, os próximos dias não serão de calor extremo.

Em resumo, há risco de tempestades se formarem no Sul e no Sudeste ao longo desta quinta-feira e dos próximos dias. As temperaturas se mantém amenas, dentro ou abaixo da média nestas regiões.

No domingo (14), um novo sistema vai se formar no Sul do Rio Grande do Sul, que pode depois se transformar num ciclone com frente fria associada. Isso significa que, já no próprio domingo, tempestades voltam a se formar no Estado gaúcho e podem continuar durante a semana que vem.

Para conferir exatamente como o tempo estará no seu município durante este fim de semana, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.