SP e RJ: mais de 600 mm acumulados em 24h e há alertas de mais chuva!

A Meteored vem alertando para o potencial de chuvas intensas e volumosas durante o Carnaval, que vêm realizando em volumes extremos. Nas últimas 24 horas, acumulados de até 600 mm atingiram o leste de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro. Há alertas de mais chuva! Confira a previsão.

inundações chuvas São Paulo e Rio de Janeiro
Imagem de via inundada no Guarujá, litoral de São Paulo (Crédito: Reprodução / A Tribuna)

Infelizmente os alertas de chuvas intensas e volumosas durante o fim de semana de Carnaval de fato, emitidos pelo INMET e pela equipe Meteored Brasil, se confirmaram desde a Região Norte até o Sudeste, com volumes excepcionais e transtornos na Região Sudeste, mais especificamente no leste de São Paulo e no Sul do Rio de Janeiro.

Devido ao avanço de uma frente fria, que passou a atuar no centro-sul do Brasil desde a sexta-feira (17), e dos ventos de leste/sudeste promovidos por uma massa de ar frio, chuvas intensas acumularam em 24 horas de 80 a 700 mm no litoral paulista até o sul do Rio de Janeiro, com maiores acumulados no estado de São Paulo, na região do Guarujá, de Bertioga e de São Sebastião.

Os acumulados até o momento (12h de domingo), segundo o Cemaden:

  • Bertioga: 683 mm
  • São Sebastião: 628 mm
  • Guarujá: 404 mm
  • Ilhabela: 337 mm
  • Ubatuba: 335 mm
  • Santos: 242 mm
  • Caraguatatuba: 240 mm
  • Praia Grande: 227 mm
  • São Vicente: 209 mm
alagamentos inundações e deslizamentos São Paulo
Deslizamentos de terra na região de São Sebastião no litoral de São Paulo. (Crédito: Divulgação / Prefeitura de São Sebastião)

A região, que possui a média de 300 mm de acumulado e recebeu mais que o dobro para o mês de fevereiro em menos de um dia, registrou um cenário caótico com alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e vias interditadas.

Nos próximos dias, haverá uma interrupção da precipitação por aproximadamente 48 horas. No entanto, as chuvas retornam devido à formação de uma baixa pressão entre as regiões Sul e Sudeste. De segunda-feira (20) até a tarde da terça-feira (21) será de tempo mais firme e baixa probabilidade de chuva. Já a partir da noite, as chuvas retornam de forma volumosa, de tempestades e pancadas de até forte intensidade nos estados de São Paulo, em parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Tendência do cenário de chuvas, alertas e regiões com maiores acumulados

Na noite deste domingo (19), as chuvas já diminuem de intensidade, proporcionando uma trégua muito bem vinda até a tarde da próxima terça-feira (21), como já comentando anteriormente. Isso acontece, devido ao processo de formação de uma baixa pressão próxima à costa entre os estados de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, que acaba por “puxar” a umidade mais para sul, diminuindo o potencial de precipitação sobre o Sudeste.

alerta de chuva volumosa litoral São Paulo
Acumulado de precipitação até a próxima sexta-feira (24) desde a tarde do domingo (19), segundo o modelo ECMWF.

No entanto, esse mesmo sistema, quando mais desenvolvido, volta a contribuir para chuvas intensas sobre o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro a partir da noite da terça-feira (21). As chuvas não ocorrem de forma persistente, iniciando e ganhando intensidade a partir de meados da tarde nos dias seguintes.

Retirando o acumulado ainda expressivo da tarde de domingo (19), há previsão de 100 a 200 mm no leste de São Paulo na próxima semana.

Assim, de quarta-feira (22) até a sexta-feira (24), há alerta de chuvas intensas e tempestades em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, com maiores acumulados para o centro-leste de paulista e sul fluminense. Até o fim de fevereiro, as chuvas se concentram mais na Região Sul, proporcionando mais um período de trégua no Sudeste.