Sexta-feira extrema: diferença de mais de 20°C do Sul ao Norte do Brasil; confira a previsão

A sexta-feira terá muitas diferenças entre os dois extremos do país. Na Região Sul temperaturas amenas enquanto que na Região Norte os termômetros disparam. Contraste térmico supera os 20°C

    Calor de um lado e frio do outro. Sexta-feira (15) será de extremos no Brasil. Foto: Benedito Braga/Marcos Serra Lima/g1.
    Calor de um lado e frio do outro. Sexta-feira (15) será de extremos no Brasil. Foto: Benedito Braga/Marcos Serra Lima/g1.

    A sexta-feira (15) será de extremos no Brasil. A Região Sul ainda terá a presença de uma massa de ar polar que deixa as temperaturas amenas em todos os estados. Lembrando que o ar frio também alcança áreas do leste da Região Sudeste e também deixa as temperaturas mais baixas.

    Por outro lado, a Região Centro-Oeste, Norte e a porção oeste do Nordeste vão registrar temperaturas extremas na tarde desta sexta (15). A diferença entre as temperaturas do Sul e parte do leste do Sudeste com o restante do país pode superar os 20°C em várias localidades, confira a previsão do tempo para amanhã (15).

    Sul e Sudeste: Ar frio deixa temperaturas amenas

    A sexta-feira (15) começa com temperaturas baixas sobre o Sul do país após a passagem de uma frente fria costeira. O sistema trouxe ar frio para a região e realizou a manutenção da massa de ar polar que já se encontrava sobre os estados nos últimos dias.

    A manhã será gelada sobre o Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e também nos municípios centrais do Paraná. Contudo, as tardes também serão frias. No estado gaúcho as temperaturas ficam abaixo de 20°C em quase todas as cidades. Próximo a divisa com o Uruguai, os termômetros não superam os 16°C e em Porto Alegre a máxima prevista é de 18°C.

    Em Santa Catarina e no Paraná as maiores temperaturas devem ocorrer no oeste deste estados. Durante a tarde as máximas chegam aos 22°C no oeste catarinense e varia entre 21°C e 27°C no noroeste do Paraná. Quanto mais próximo ao litoral, maior é a intensidade da massa de ar frio.

    Temperatura prevista para a tarde de sexta-feira (15).
    Temperatura prevista para a tarde de sexta-feira (15).

    Em Florianópolis/SC, por exemplo, os termômetros ficam na casa dos 17°C, nas áreas de serra temperaturas ainda mais baixas que não chegam aos 10°C. Em São Joaquim/SC, a máxima não supera os 13°C. Frio de serra também em Curitiba/PR, na capital os termômetros variam entre 9°C e 15°C.

    As temperaturas também ficam baixas durante a tarde nas capitais São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Na capital paulista, tempo mais fechado durante a tarde de sexta (15) e temperatura na casa dos 21°C. No Rio de Janeiro/RJ, a mesma situação, o tempo fica fechado durante todo o dia e máxima de 20°C.

    Centro-Oeste, Norte e Nordeste: Máxima dispara e chega aos 38°C

    Distante do frio da Região Sul e do leste do Sudeste, os estados do Centro-oeste e Norte do Brasil vão experimentar o calor em pleno inverno. Um fator que contribui para isso é a baixa umidade do período, com índices que chegam a nível de deserto.

    A temperatura máxima da tarde de sexta-feira (15) nas cidades da porção central e oeste do Nordeste variam entre 35°C e 38°C. Enquanto que o extremo Sul e partes do Sudeste enfrentam temperaturas inferiores aos 18°C. A diferença supera os 20°C.

    Nos 3 estados do Centro-Oeste as máximas chegam e superam os 30°C. Em Campo Grande/MS, previsão de 30°C, Goiânia/GO terá máxima de 32°C e Cuiabá/MT será a capital mais quente da região, previsão de 33°C.

    Temperatura prevista para a tarde de sexta-feira (15) para o Brasil
    Temperatura prevista para a tarde de sexta-feira (15) para o Brasil evidencia o contraste térmico entre as regiões.

    Mas o calor não para por aí, as maiores temperaturas previstas para esta sexta-feira (15) vão ocorrer na região Norte e Nordeste do Brasil. Veja como fica a máxima para algumas as capitais:

    • Porto Velho/RO - Máx.: 37°C
    • Manaus/AM - Máx.: 27°C
    • Belém/PA - Máx.: 31°C
    • Palmas/TO - Máx.: 35°C

    O calor também afeta boa parte do nordeste brasileiro. Altas temperaturas já foram registradas no oeste da Bahia, Pernambuco, áreas da Paraíba e em todo o estado do Maranhão e Tocantins. Em toda esta área as temperaturas previstas variam entre 36°C e 38°C nesta sexta-feira (15), caso de Balsas/MA com máxima prevista de 38°C.