Semana de transição: frente fria, temporais e queda das temperaturas

Essa semana será dividida. No seu início aumento das temperaturas e predomínio de sol. Já na segunda metade, uma frente fria provoca temporais e uma massa de polar traz a sensação de frio mais intensa até o momento.

frio em Abril
Frente fria consegue avançar e deixa em alerta para temporais boa parte do Centro-Sul. Massa de ar frio, mais intensa até o momento também é destaque.

Nesta semana de transição de mês está em curso uma mudança nas condições do tempo para o Centro-Sul, sendo na Região Sul mais evidenciada. Na primeira metade, o tempo firme irá predominar, com temperaturas em elevação nas maiorias das áreas. Já nos demais dias da semana uma frente fria consegue avançar e deixa alertas para a ocorrência de temporais. Posteriormente, uma massa de ar frio, mais intensa até o agora, passa a atuar.

Como já discutido em outro artigo, o fator responsável pelo impulsionamento da massa de ar polar é a Oscilação Antártica (AAO), que passa a ter uma tendência negativa e, consequentemente, contribui para o deslocamento do cinturão de altas e baixas pressões mais para o norte.

Alertas e destaques para a semana

Nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31), a distribuição das chuvas é bastante semelhante. Devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) o tempo se mantém instável, com chuvas ao longo do dia na fixa norte que vai do Rio Grande do Norte até o estado do Amapá. Na porção Central, o tempo firme predomina, mas a atuação de uma região cavado contribui para o desenvolvimento de instabilidades no período da tarde em então, para pancadas isoladas no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, leste e norte de São Paulo.

No Sul, na terça-feira, uma frente fria passa pelo oceano, mas contribui para algumas mudanças. A nebulosidade aumenta e há previsão de chuvas fraca à moderada intensidade somente no leste e sul do Rio Grande do Sul. No meio-oeste catarinense, sul e oeste do Paraná há previsão de pancadas isoladas na parte da tarde. Já a partir do fim do dia, os ventos de leste transportam umidade do oceano favorecendo a ocorrência de chuva de fraca e moderada na faixa leste que vai do norte gaúcho até o norte de Santa Catarina.

Na quarta-feira (01), uma baixa pressão começa a se formar ao sul do Uruguai e ao leste da Argentina e o escoamento de norte passa a ser mais atuante na Região Sul, provocando aumento das temperaturas e sensação de calor no período da tarde, principalmente no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o sistema se aproxime e provoque temporais isolados no período da noite nas regiões gaúchas Sul, Campanha e Oeste.

Na madrugada de quinta-feira (02), a baixa pressão já se encontra mais desenvolvida e a formação de uma frente fria associada se encontra a caminho. Assim, as chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, passam a ocorrer em todo o Rio Grande do Sul, sendo que as chuvas mais intensas atingem o Oeste, a região Central, a Campanha e o Sul.

No fim da manhã, a frente fria já se encontra sobre o norte do Rio Grande do Sul e em boa parte do estado de Santa Catarina, provocando chuvas intensas, com potencial elevado para transtornos. No decorrer da tarde, o sistema distribui as instabilidades por todo o território catarinense e, a partir da metade do período, atinge o Paraná, onde as chuvas ocorrem de forma mais isolada, mas com risco para temporais no norte, centro e leste do estado. A massa de ar polar já vai avançando e levando a sensação de frio até o oeste de Santa Catarina.

Na sexta-feira (03), a frente fria já se encontra no Sudeste e chuvas volumosas ocorrem somente no leste paulista, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A massa de ar polar atua em todo o Centro-Sul, com mínimas ocorrendo no final do dia e atingindo valores próximos e até abaixo dos 10°C nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.