Semana começa sob alerta de chuvas intensas; veja a previsão do tempo

A semana inicia com aumento nos riscos de chuvas intensas para Sudeste e Centro-Oeste. INMET emite alertas amarelo e laranja de chuvas intensas.
- Mais informações: SP, RJ, MG e ES estão em estado de alerta para chuvas muito volumosas
A fraca frente fria que passou pela costa brasileira neste último final de semana provocou chuvas isoladas sobre o Sudeste. Em algumas localidades o volume de precipitação superou os 60 mm em 72 horas, sendo que a maior parte foi decorrente de pancadas de chuvas intensas o que foi capaz de causar alagamentos de ruas e queda de árvores.
Entre a Região Norte e o litoral norte do Nordeste os volumes foram ainda maiores, ultrapassando os 100 mm. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece atuando sobre a região, o que eleva os acumulados de precipitação para esta época do ano. De acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) estas foram as cidades com maior volume de precipitação nas últimas 72 horas:
- São Luís/MA - 140,4 mm
- Natal/RN - 122,6 mm
- Maria da Fé/MG - 88,6 mm
- Chapadinha/MA - 86,6 mm
- Camaratuba/PB - 81,4 mm
O INMET emitiu alertas amarelo e laranja para 22 estados brasileiros com exceção do Paraná, Bahia, Alagoas e Sergipe.

A seguir mais informações sobre o tempo para esta segunda (17) e terça-feira (18).
Segunda-feira: centro-norte e parte do Sudeste sob alerta para chuvas intensas
As preocupações com relação às chuvas devem aumentar a partir da tarde desta segunda-feira (17), há riscos de chuvas intensas para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e litoral nordestino.
Sobre o Sudeste, as precipitações mais fortes devem ocorrer próximo a divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, cidades como Taubaté/SP, Juiz de Fora/MG e Volta Redonda/RJ entram nesta lista. A Região Sul também possui previsão de chuva, com menor intensidade, que devem ser registradas no litoral catarinense e paranaense e em partes do Rio Grande do Sul.

No Centro-Oeste, chuvas mais concentradas no norte do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, diferentemente da Região Norte onde as chuvas vão ocorrer sobre quase toda a área com exceção do nordeste do Amazonas e leste do Amapá. As capitais Manaus, Rio Branco e Belém, devem ficar atentas a possíveis transtornos na região e grandes acumulados diários, chegando aos 50 mm.
No Nordeste as chuvas ficarão restritas no litoral norte da região, devido a ZCIT empurrando umidade do oceano para estas áreas. O alerta laranja está ativo no litoral cearense e potiguar. Nas demais áreas do Nordeste o tempo permanece firme e com chances de chuvas isoladas no leste do Maranhão.
Terça-feira: chuvas irregulares, mas com alertas de tempestades
A terça-feira (18) começa com tempo estável no país, principalmente sobre o Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e interior do Nordeste. São previstas também algumas regiões com potencial para chuvas isoladas pela manhã, caso do oeste do Paraná, além do oeste do Amazonas e Acre. Em algumas cidades as chuvas poderão ser intensas.

A tarde a instabilidade aumenta sobre o país. As chuvas se espalham pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com potencial para chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. No Sul do Brasil, o noroeste do Paraná tem as maiores chances de registrar tempestades nesta terça-feira (18), áreas de Santa Catarina também possuem potencial, principalmente próximo a divisa com o Rio Grande do Sul.
Outras regiões do Brasil também possuem grandes possibilidades de chuvas intensas, caso do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul do Espírito Santo e quase todo o estado do Mato Grosso do Sul. Tempestades pontuais devem ocorrer no interior do Mato Grosso, Amazonas, Pará e no litoral norte nordestino.

Desta segunda (17) a terça-feira (18) os acumulados de precipitação serão maiores no centro-norte do país. Dentre as capitais se destacam Belém/PA e São Luís/MA com precipitação próxima de 35 mm e no Sudeste o maior acumulado fica por conta de Belo Horizonte com 24 mm.