Nesta quarta-feira as chuvas continuam trazendo riscos: INMET mantém os alertas de perigo potencial

Os alertas de perigo potencial emitidos pelo INMET para parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país continuam. A frente fria avança lentamente sobre o Brasil aumentando os riscos de chuvas intensas.
- Mais informações: Semana termina com aumento das chuvas no Sudeste do Brasil: SP e RJ estão sob elevado risco de transtornos
Ao longo da segunda-feira (10) os maiores volumes pluviométricos ficaram por conta da região norte e centro do Paraná, sudoeste do estado de São Paulo e região do Vale do Paraíba, sul e leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na maior parte das cidades a quantidade de chuva não superou os 30 mm, contudo em alguns pontos isolados os volumes de precipitação ultrapassaram os 50 mm.
- Na porção central do estado do Rio de Janeiro, São Romão/RJ registrou 63,8 mm de chuva nas últimas 24 horas;
- Já no Vale do Paraíba, uma forte chuva isolada proporcionou acumulados de 59 mm na cidade de Taubaté/SP.
Para esta quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) manteve o alerta amarelo de perigo potencial para estados do Sul, Sudeste e Centro- Oeste como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Nestas localidades o volume de chuva poderá chegar aos 50 mm/dia e, desta forma, provocar prejuízos e transtornos nessas regiões.

As chuvas também poderão vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e possibilidade de descargas elétricas. A seguir trazemos a previsão do tempo mais detalhada para o decorrer desta quarta-feira (12).
INMET mantém alerta amarelo para Sul, Sudeste e Centro-Oeste
A frente fria já se encontra sobre o oceano Atlântico, mas mesmo assim continua influenciando no tempo em partes do centro-sul do Brasil (sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
O sistema vai auxiliar na formação de um canal de umidade que vai aumentar os riscos de chuvas intensas e até mesmo na ocorrência de tempestades desde áreas do Centro Oeste do Brasil até o norte do Rio Grande do Sul, afetando também regiões do estado de São Paulo e Minas Gerais.

O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com mostra que a tarde de quarta-feira (12) tem grande chance de ser muito chuvosa, principalmente no norte do Rio Grande do Sul, todo estado catarinense, centro-leste do Paraná, além do leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
As nuvens carregadas que possibilitam as chuvas intensas e que fundamentam os alertas do INMET, também devem ocorrer na região central do Mato Grosso do Sul, áreas isoladas do oeste de São Paulo e em uma extensa faixa que liga a capital paulista ao sul do Rio de Janeiro, passando por áreas importantes como Vale do Paraíba.

Há chances de chuvas intensas e tempestades pontuais no sul de Minas Gerais e podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento de até 60 km/h.
O acumulado de precipitação entre terça (11) e quarta-feira (12) não é tão elevado, mas indica a presença de umidade na região. Em Curitiba/PR, entre hoje (11) e amanhã (12) são esperados cerca de 30 mm de precipitação, mesma quantidade prevista para São Paulo/SP.

Os acumulados serão um pouco maiores no oeste do Paraná, em Cascavel/PR por exemplo, está sendo previsto acumulado de 40 mm até quarta-feira (12) às 23 horas. No restante de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais, a previsão é de chuvas rápidas com volumes baixos. Contudo, lembrem-se que há chances de tempestades isoladas nessas regiões que poderão causar transtornos.