Nesta quarta-feira as chuvas continuam trazendo riscos: INMET mantém os alertas de perigo potencial

Os alertas de perigo potencial emitidos pelo INMET para parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país continuam. A frente fria avança lentamente sobre o Brasil aumentando os riscos de chuvas intensas.

    Ao longo da segunda-feira (10) os maiores volumes pluviométricos ficaram por conta da região norte e centro do Paraná, sudoeste do estado de São Paulo e região do Vale do Paraíba, sul e leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na maior parte das cidades a quantidade de chuva não superou os 30 mm, contudo em alguns pontos isolados os volumes de precipitação ultrapassaram os 50 mm.

    • Na porção central do estado do Rio de Janeiro, São Romão/RJ registrou 63,8 mm de chuva nas últimas 24 horas;
    • Já no Vale do Paraíba, uma forte chuva isolada proporcionou acumulados de 59 mm na cidade de Taubaté/SP.

    Para esta quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) manteve o alerta amarelo de perigo potencial para estados do Sul, Sudeste e Centro- Oeste como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Nestas localidades o volume de chuva poderá chegar aos 50 mm/dia e, desta forma, provocar prejuízos e transtornos nessas regiões.

    Mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para esta quarta-feira (12).
    Mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para esta quarta-feira (12).

    As chuvas também poderão vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e possibilidade de descargas elétricas. A seguir trazemos a previsão do tempo mais detalhada para o decorrer desta quarta-feira (12).

    INMET mantém alerta amarelo para Sul, Sudeste e Centro-Oeste

    A frente fria já se encontra sobre o oceano Atlântico, mas mesmo assim continua influenciando no tempo em partes do centro-sul do Brasil (sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

    O sistema vai auxiliar na formação de um canal de umidade que vai aumentar os riscos de chuvas intensas e até mesmo na ocorrência de tempestades desde áreas do Centro Oeste do Brasil até o norte do Rio Grande do Sul, afetando também regiões do estado de São Paulo e Minas Gerais.

    Previsão de chuva para a tarde desta quarta-feira (12), de acordo com o modelo ECMWF.
    Previsão de chuva para a tarde desta quarta-feira (12), de acordo com o modelo ECMWF.

    O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com mostra que a tarde de quarta-feira (12) tem grande chance de ser muito chuvosa, principalmente no norte do Rio Grande do Sul, todo estado catarinense, centro-leste do Paraná, além do leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

    As maiores possibilidades de chuvas fica por conta da região litorânea de alguns destes estados, uma vez que os ventos estão soprando em direção ao continente transportando mais umidade do oceano para a região. O que proporciona a formação de instabilidade e, consequentemente, aumento da quantidade de nuvens de chuva.

    As nuvens carregadas que possibilitam as chuvas intensas e que fundamentam os alertas do INMET, também devem ocorrer na região central do Mato Grosso do Sul, áreas isoladas do oeste de São Paulo e em uma extensa faixa que liga a capital paulista ao sul do Rio de Janeiro, passando por áreas importantes como Vale do Paraíba.

    Previsão de probabilidade de chuva na quarta-feira (12) durante a tarde ilustra áreas com maior chances de serem atingidas por chuvas mais intensas.
    Previsão de probabilidade de chuva na quarta-feira (12) durante a tarde ilustra áreas com maior chances de serem atingidas por chuvas mais intensas.

    Há chances de chuvas intensas e tempestades pontuais no sul de Minas Gerais e podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento de até 60 km/h.

    O acumulado de precipitação entre terça (11) e quarta-feira (12) não é tão elevado, mas indica a presença de umidade na região. Em Curitiba/PR, entre hoje (11) e amanhã (12) são esperados cerca de 30 mm de precipitação, mesma quantidade prevista para São Paulo/SP.

    Previsão de chuva acumulada entre a terça-feira (11) e quarta-feira (12).
    Previsão de chuva acumulada entre a terça-feira (11) e quarta-feira (12).

    Os acumulados serão um pouco maiores no oeste do Paraná, em Cascavel/PR por exemplo, está sendo previsto acumulado de 40 mm até quarta-feira (12) às 23 horas. No restante de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais, a previsão é de chuvas rápidas com volumes baixos. Contudo, lembrem-se que há chances de tempestades isoladas nessas regiões que poderão causar transtornos.