Risco de chuvas intensas se espalha sobre o Brasil: INMET emite alerta para 12 estados; veja a previsão

A presença de umidade sobre as regiões do centro-norte e Sudeste do Brasil provoca instabilidade e eleva os riscos de chuvas intensas nesta quinta e sexta-feira. INMET emite alerta amarelo e laranja.
- Mais informações: Eventos extremos no RS: cidades são atingidas por queda de granizo e fortes rajadas de vento; confira imagens
O tempo fica instável em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte já a partir da tarde desta quarta-feira (16). Pela manhã chuvas foram registradas sobre o Sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, oeste de São Paulo e nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Para o período da tarde, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica chuva mais espalhadas por esses estados, além de atingir de forma isolada os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A previsão é de que na tarde de hoje (16), precipitação mais intensa aconteça sobre a capital paulista e de maneira isolada no restante dos estados do Sudeste e Centro-Oeste.
Para esta quinta-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para 12 estados brasileiros entre alerta de perigo potencial (amarelo) e de perigo (laranja) para a ocorrência de chuvas intensas na região. Confira a lista com os estados afetados:
- Amazonas
- Acre
- Rondônia
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Tocantins
- Bahia
- Minas Gerais
- São Paulo
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
A seguir acompanhe a previsão do tempo com mais detalhes para esta quinta-feira (17) e sexta-feira (18).
Transporte de umidade ganha força e gera instabilidades sobre o país
A quinta-feira (17) começa com nebulosidade sobre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Há previsão de chuvas logo pela manhã que devem ocorrer de maneira isolada sobre o sul do Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso. No Sudeste, há possibilidade de chuvas mais fortes na Região Serrana e no norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, cidades como Petrópolis/RJ, Campos dos Goytacazes e Aracruz/ES estão na lista.

Durante a tarde, o rio atmosférico começa a mudar sua direção e parte em direção ao Sul do Brasil. Ou seja, o transporte de umidade começa a diminuir sobre o Triângulo Mineiro e centro de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Contudo isso não é sinônimo de tempo firme, a previsão ainda indica potencial para chuvas intensas nos próximos dias para essas regiões.
Previsão de chuva para o Norte e Centro-oeste do Brasil, os estados do Acre e Rondônia devem ficar atentos às chuvas intensas que podem ocorrer ao longo desta quinta-feira (17). Com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se deslocando para o Hemisfério Norte, as chuvas vão aumentar sobre o Amapá e diminuir no litoral Norte do Nordeste que terá dias muitos secos pela frente.

Na sexta-feira (18), o potencial de chuvas intensas aumentam para áreas do Sul do Brasil, principalmente no decorrer da tarde. O transporte de umidade para a região ganha força e vai provocar instabilidades e nuvens com potencial para transtornos, em especial o oeste de Santa Catarina e do Paraná. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, granizo e descargas elétricas.
Áreas do Mato Grosso do Sul, centro-oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, Espírito Santo, Goiás e sul da Bahia também possuem potenciais elevados para registrar ocorrência de chuvas intensas no decorrer de sexta-feira (18).

Sobre as regiões Norte e Nordeste, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com apresenta risco de chuvas intensas sobre o litoral paraense e no estado do Amapá; nas demais localidades é previsão de chuva, mas com intensidade mais fraca e o que diminui os riscos de transtornos.