Rio e São Paulo sem trégua das chuvas e sob alerta de transtornos: quase 200 mm até o fim de semana; confira
Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro seguem em aviso de perigo para chuvas intensas e volumes significativos de quase 200 mm até o fim de semana, com alto potencial para transtornos, inclusive nas capitais. Veja aqui os detalhes.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro já vêm registrando chuvas fortes e temporais nos últimos dias, o que têm ocasionado vários transtornos, inclusive nas capitais, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. E a chuva não vai dar trégua, persistindo pelo menos até o próximo fim de semana.
Ambos os estados estão em estado de atenção para chuvas intensas e tempestades nos próximos dias, especialmente entre as tardes e as noites. Os acumulados diários (em 24h) podem ultrapassar os 50 mm e até pontualmente chegar aos 100 mm em algumas áreas. Já os volumes totais entre hoje (4) e o próximo domingo (8) se aproximam dos 180 mm em áreas do sul do Rio de Janeiro.
Essas condições de chuvas persistentes já há vários dias (e que vão continuar atuando) colocam os dois estados em perigo potencial para novas ocorrências como alagamentos, enxurradas e inundações, inclusive nas capitais. Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo.
Chuvas intensas e transtornos persistem em SP e RJ nos próximos dias
Nesta quinta-feira (5), um canal de umidade proveniente da região Norte do país e uma frente fria no oceano próximo à costa do Sudeste ajudam a potencializar as chuvas na Região, afetando as condições do tempo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Durante a manhã (5), toda a região de São Paulo pode ter garoa, enquanto o sul do Rio de Janeiro já terá potencial para pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
À tarde, essas instabilidades ganham força e são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades isoladas em todo o estado carioca; em São Paulo, as chuvas mais fortes ocorrem no leste (incluindo a capital) e em localidades do norte, na divisa com Minas Gerais; nas demais áreas chuvas fracas. À noite, o tempo tende a ficar mais firme em São Paulo, com poucas nuvens,e chuvas isoladas ainda podem ocorrer no Rio de Janeiro.

A sexta-feira (6) começa com bastante nebulosidade e, novamente, são esperadas garoas em São Paulo e pancadas isoladas na divisa entre os dois estados.
À tarde, todo o estado carioca estará em alerta para tempestades e chuvas de até forte intensidade. Em São Paulo, é a faixa norte que registrará pancadas de chuva e trovoadas isoladas; e não se descartam momentos de chuva forte na capital paulista. À noite, as instabilidades reduzem bastante e as chuvas ficam mais concentradas no sul carioca, e com intensidade fraca.

No sábado (7), as instabilidades voltam a ganhar força (mapa acima) e a partir do final da manhã já são esperadas chuvas intensas que podem ocorrer em forma de pancadas e com tempestades em boa parte de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana (RMSP), e no Rio de Janeiro. A exceção será o litoral sul paulista.
Ao longo do domingo (8), mas especialmente no período da tarde, são esperadas chuvas abrangentes de até moderada intensidade em todo o estado paulista e no centro-sul do Rio de Janeiro. Podem ocorrer pancadas mais fortes e trovoadas isoladas em áreas do interior dos dois estados.

Os acumulados de precipitação (em mm) até a noite do domingo (8) (mapa acima) vão marcar valores acima dos 100 mm em boa parte de São Paulo: na Região de Campinas, no centro, norte e litoral norte; e no centro, sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Contudo, os volumes podem pontualmente chegar perto dos 180 mm no sul carioca.
De hoje (4) até a noite do domingo (8), os volumes de chuva chegarão a:
- São Paulo (SP): 72 mm
- Rio de Janeiro (RJ): 88 mm
- Limeira (SP): 114 mm
- Bananal (SP): 131 mm
- Governador Portela (RJ): 121 mm
- Rio Claro (RJ): 138 mm
- Lídice (RJ): 179 mm
Então, acompanhe a previsão do tempo e fique atento aos alertas, especialmente se você mora em áreas vulneráveis ou que já estão sendo afetadas pelas chuvas nos últimos dias.