Quarta-feira em atenção para a formação de ciclone e frente fria: INMET emite alerta para 13 estados; veja a lista

A formação de um novo ciclone sobre o Rio Grande do Sul acende o alerta de tempestades sobre a região. INMET também emite alerta amarelo de chuvas intensas para outros estados brasileiros.

    Os primeiros dias de abril será com alertas de tempestades e de chuvas intensas pelo Brasil. Nesta segunda-feira (31) grandes volumes de precipitação foram registrados na região metropolitana de São Paulo. De acordo com estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Mauá/SP, o acumulado nas últimas 24 horas superou os 120 mm.

    Nesta terça-feira (01) ainda há alertas ativos com riscos de chuvas intensas espalhadas pelo Brasil, os maiores volumes de precipitação devem ocorrer no período da tarde.

    A formação de um novo ciclone sobre o Rio Grande do Sul aumenta os riscos de tempestades sobre a região. O sistema de baixa pressão vai gerar uma frente fria que avança pelos estados da Região Sul provocando chuva.

    Para amanhã (02), o INMET emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas e também para a ocorrência de tempestades em 13 estados brasileiros devido ao avanço da frente fria:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • São Paulo (extremo oeste e sul do estado)
    • Mato Grosso do Sul (exceto o extremo leste)
    • Mato Grosso (exceto o sudeste da região)
    • Rondônia
    • Acre
    • Amazonas (exceto a porção centro-leste)
    • Roraima
    • Pará (sul, sudeste e norte do estado)
    • Amapá
    • Tocantins

    As áreas do mapa com as cores amarelas indicam perigo potencial de chuvas intensas, com acumulados que podem chegar aos 50 mm e ventos que variam entre 40 e 60 km/h.

    INMET emite alertas amarelo e laranja para 13 estados brasileiros.
    INMET emite alertas amarelo e laranja para 13 estados brasileiros.

    Já na região em laranja, o acumulado de precipitação pode alcançar 100 mm em apenas 24 horas com a possibilidade de serem acompanhadas a fortes rajadas de vento que variam entre 60 e 100 km/h e provocar queda de árvores, alagamentos de ruas e avenidas e corte de energia elétrica.

    A seguir a previsão do tempo com maiores detalhes para a quarta-feira (02).

    Novo ciclone eleva os riscos de tempestades sobre o Sul do Brasil

    Desde a madrugada ao amanhecer desta quarta-feira (02) cidades do Rio Grande do Sul contarão com instabilidades, devido ao início da formação de um novo ciclone. Não estão descartadas as chances de chuvas intensas logo pela manhã em cidades como Bagé/RS, Dom Pedrito/RS e Alegrete/RS.

    Mapa de linhas de pressão e a previsão de chuva para a tarde desta quarta-feira (02), segundo o ECMWF.
    Mapa de linhas de pressão e a previsão de chuva para a tarde desta quarta-feira (02), segundo o ECMWF.

    A formação do ciclone vai aumentar os riscos de chuvas intensas e de tempestades em boa parte do Rio Grande do Sul. Na outra ponta do Brasil, mas ainda na manhã desta quarta-feira (02), há previsão de chuvas isoladas sobre áreas do Amazonas e Pará, contudo os volumes serão baixos e vão ocorrer de maneira rápida.

    Ainda sobre a região Norte, no período da tarde, a previsão mostra que praticamente todos os estados têm previsão de pancadas de chuva, muito devido a influência da Zona de Convergência Intertropical que continua transportando umidade do Atlântico para o interior do continente.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quarta-feira (02), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quarta-feira (02), segundo o modelo ECMWF.

    Durante a tarde as chuvas se espalham sobre o Vale do Paraíba em São Paulo e Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais e em áreas isoladas do Espírito Santo e Bahia. No entanto, as chuvas mais intensas têm maiores chances de ocorrer no leste de São Paulo.

    Sobre o Sul do Brasil, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul possuem previsão de chuvas de acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com. Com a formação do ciclone e o avanço da frente fria sobre a região há possibilidade de ocorrência de chuvas intensas e de tempestades acompanhadas de fortíssimas rajadas de vento e de descargas elétricas.

    Mapa de precipitação acumulada entre terça (01) e quarta-feira (02).
    Mapa de precipitação acumulada entre terça (01) e quarta-feira (02).

    A precipitação acumulada desta quarta-feira (02) será maior em regiões do Sul do Brasil. Em Pelotas/RS, por exemplo, a previsão é de 48 mm e em Canguçu/RS, 53 mm. Nas demais regiões a quantidade varia entre 15 e 35 milímetros, caso da capital Porto Alegre (24,5 mm). No Sudeste os volumes serão mais baixos, porém em regiões de serra o acumulado previsto fica na casa de 20 mm.