Quarta-feira, 28, será de mudança e chuvas atingem o Brasil de Sul a Norte; confira a previsão

O tempo vai mudar sobre o Brasil a partir desta quarta-feira. A previsão mostra chuvas generalizadas espalhadas de Norte a Sul mudando o padrão registrado nas últimas semanas.
A terça-feira (27) ainda será marcada pela presença do sol em diversas regiões do Brasil, com temperaturas elevadas e alta umidade do ar. Essa combinação é o cenário ideal para a formação de tempestades repentinas, com potencial para causar transtornos.
Mudança no padrão à frente! Nesta quarta-feira (28), o sol dá lugar ao aumento da nebulosidade e à formação de nuvens carregadas, com pancadas de chuva de intensidades variadas ao longo da tarde sobre áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Seja o primeiro a receber a previsão do tempo no seu celular! Siga o novo canal no WhatsApp e ative as notificações.
A seguir, confira a previsão do tempo com mais informações e detalhes para esta quarta-feira (28) e veja como a mudança no tempo deve afetar a sua região.
Centro-sul com sol e chuva nesta a quarta-feira
A quarta-feira (28) começa com tempo aberto na Região Sul do Brasil, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste terão céu parcialmente nublado. Logo pela manhã, há chance de chuva leve no interior do Mato Grosso do Sul, porém sem expectativa de transtornos.

No início da tarde, a chuva começa a espalhar sobre Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, ainda de forma tímida, com pancadas leves e garoa. No Sul do Brasil, o sol ainda predomina, mas já com aumento gradual da nebulosidade, principalmente no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Com o passar das horas, a elevação das temperaturas e a maior disponibilidade de umidade favorecem a formação rápida de tempestades, que podem pegar os moradores desprevenidos. Assim será a tarde desta quarta-feira (28), com chuvas espalhadas pela Região Sul, acompanhadas de trovoadas e possíveis rajadas de vento.

As chuvas, que inicialmente ocorrem de forma isolada no leste da Região Sul, passa a acontecer de maneira mais generalizada, marcando uma mudança no padrão observado nas últimas semanas. Onde as chuvas voltam a atuar sobre o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná e podem provocar tempestades.
Chuvas que também se estende pelo estado de São Paulo, parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e áreas do centro e sul de Goiás, a intensidade varia ao longo dos estados. Não estão descartadas as chances de tempestades isoladas.
Durante a noite, ainda haverá resquícios das chuvas da tarde, com pancadas localizadas no noroeste e norte do Paraná, Triângulo Mineiro e em áreas pontuais do Mato Grosso do Sul.
Centro-norte com acumulados superiores a 100 mm
As chuvas desta quarta-feira (28) estarão mais concentradas sobre o centro-norte do Brasil, abrangendo os estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e Tocantins. Nessas áreas, a precipitação ocorre desde a madrugada, com pancadas mais intensas sobre o Mato Grosso e na divisa entre Amazonas e Pará.

Ao longo da manhã, a intensidade das chuvas diminui, porém a área de abrangência aumenta, com chuvas fracas se espalhando pelos estados. No Mato Grosso, entre o final da manhã e a tarde, as nuvens voltam a ganhar força e aumentam as chances de chuvas intensas acompanhadas de trovoadas.
Além do Mato Grosso, o modelo indica chuvas fortes no oeste do Acre e do Amazonas, avançando até o leste do Pará. Nessa faixa, há potencial para transtornos, devido aos volumes elevados de precipitação.

No oeste da Região Norte, o acumulado até esta quarta-feira (28) pode chegar a 120 mm, com os maiores volumes concentrados no Amazonas, superando os 60 mm. Nas demais áreas do centro-norte do Brasil, os acumulados variam entre 19 e 40 mm. E em aŕeas pontuais com volumes superior a 60 mm.