Outra onda de calor anômala atinge a Europa! O que está acontecendo?

Mais uma vez, o comportamento anômalo da "corrente de jato" que sai da América do Norte está favorecendo o desenvolvimento de anticiclones intensos e extensos, que formam massas de ar muito quentes em latitudes subtropicais.

anomalias de temperatura
A vasta e intensa anomalia de temperatura esperada na Europa nos próximos dias.

O inverno está cada vez mais próximo, mas na Europa não parece, pelo menos do ponto de vista climático. Talvez o evento mais marcante seja certamente representado pela intensa advecção quente direcionada ao continente europeu, onde nos próximos dias se vivenciará uma intensa e extensa onda de calor em toda a Europa. Mais uma vez estamos diante de um enorme anticiclone, de tamanho realmente considerável, que empurra o ar quente em direção ao continente.

Nova “corrente de jato” partindo da América do Norte

Também esta semana ocorrerá uma nova anomalia de calor intenso, causada pela “corrente de jato” que sai da América do Norte. Essa onda do “jato” favorecerá a formação de dois anticiclones poderosos, um sobre a América do Norte e outro no centro da Europa, capazes de empurrar as massas de ar excepcionalmente quentes para latitudes mais altas.

Calor excepcional na Europa

Também nos próximos dias, o continente europeu experimentará anomalias térmicas positivas "excepcionais" para o mês de novembro, com valores muito acima do normal em áreas amplas. Também neste caso, a origem desta anomalia climática é atribuível ao comportamento da “corrente de jato” da América do Norte.

De fato, na borda leste do anticiclone no Atlântico, as correntes de ar mais frio fluirão do Ártico para o meio do Atlântico, onde existe uma grande e profunda depressão extratropical que permanecerá ancorada no oceano por vários dias.

Essa estrutura de depressão, ao longo de seu lado mais oriental, atrairá as massas de ar mais quente, que se deslocarão do Maghreb (noroeste da África) para a Europa, com o fluxo de ar quente muito incomum para o período, especialmente em 850 hPa.

Este ar quente chegará ao centro da Europa, causando um aumento acentuado das temperaturas. Tanto que, em muitos países, haverá valores mais típicos do mês de setembro do que de novembro.

Ar muito quente para o mês de novembro na Europa

Além disso, essa corrente de ar excepcionalmente quente fortalecerá ainda mais a estrutura anticiclônica, que persistirá por muito tempo no centro da Europa. A anomalia de altura geopotencial em 500 hPa mostra um poderoso sistema de alta pressão se desenvolvendo na Europa central, com o pico se movendo da Alemanha para o sul da Polônia e da Eslováquia.

onda de calor
Campo de geopontencial em 500 hPa realça uma área de alta pressão anômala sobre a Europa.

O calor, inicialmente, será muito sentido em toda a Europa, especialmente na Europa Central. Durante o fim de semana a maior parte da anomalia se deslocará para a parte mais oriental do continente, com temperaturas de até +10°C acima da média do período na Polônia, Ucrânia, Bielorrússia, Repúblicas Bálticas, Finlândia e Rússia ocidental.

O calor, inicialmente, será sentido em toda a Europa, especialmente na Europa Central, enquanto durante o fim de semana a maior parte da anomalia se deslocará para a parte mais oriental do velho continente: as temperaturas também devem ficar + 10°C acima da média do período na Polônia, Ucrânia, Bielorrússia, Repúblicas Bálticas, Finlândia e Rússia Ocidental.

Embora estas sejam as áreas mais afetadas pela anomalia, é preciso dizer que o resto do continente também será quente. E mesmo com anomalias menores em relação às outras regiões, as temperaturas continuarão bem acima da média.

A única área europeia onde as temperaturas ficarão abaixo da média do período, ainda que brevemente, será a Lapônia, onde fará frio e haverá novas nevascas perto da planície, especialmente entre a Noruega e a Finlândia. Mas, apenas esta região do continente que terá um clima mais digno de outono.