Onda de calor tem data para acabar; saiba quando e o que esperar da mudança do tempo

Onda de calor está com as horas contadas e o calor intenso e recorde vai aliviar bastante. As temperaturas de verão continuam junto com o risco de chuvas intensas e de tempestades.
O calor intenso vai diminuir com o fim da onda de calor e o retorno das chuvas em boa parte do Brasil. Essa mudança está para acontecer muito em breve e vai afetar principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Essa mudança acontece ainda neste ano, com início já nesta segunda-feira (29), com aumento das chuvas no centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul, onde as chuvas ocorrem com maior abrangência e volume.
Com essa mudança, as temperaturas máximas ficam em torno dos 30°C no Centro-Oeste, Sul e boa parte do Sudeste. Calor de 35°C para mais, somente no interior do Nordeste e norte de Minas Gerais.
Ano de 2025 termina com mudança de padrão
Nesta segunda-feira (29), um sistema de cavado se forma sobre a Região Sul e provoca chuvas intensas já pela manhã em boa parte do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia as instabilidades se espalham pela Região Sul, com chuvas intensas e tempestades ocorrendo também no oeste e sul de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, a nebulosidade começa a aumentar em todo o centro-sul e no Brasil Central.
A partir do meio da tarde, há alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades severas no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no leste de São Paulo. Essas são as pedras com maior potencial de chuvas abrangentes.

No centro-norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, na região do Triângulo Mineiro e no restante do Centro-Oeste, as chuvas acontecem de forma mais pontual, mas com potencial de tempestades e pancadas fortes.
Na Região Norte, há previsão de chuva em praticamente todos os estados, com exceção do Acre que fica com tempo mais firme. Previsão de pancadas de chuva no Nordeste somente para o Maranhão e o Piauí.

Com a mudança do padrão, as temperaturas no Sul do Brasil atingem valores máximos de 32°C no norte do Paraná. Nas demais áreas não passam dos 30°C, com valores de 23 e 24°C para a região Central e leste do Rio Grande do Sul, sul e extremo oeste de Santa Catarina. No Sudeste, as temperaturas não batem recordes, mas ainda podem chegar aos 33 e 34°C no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-norte de Minas Gerais. Já no Espírito Santo, a onda de calor continua, com temperaturas de 35 a 37°C e sensação térmica passando dos 40°C.
Na terça-feira (30), as chuvas acontecem da mesma distribuição praticamente, com tempo mais firme na metade sul do Rio Grande do Sul, o que faz as temperaturas ficarem mais elevadas, chegando aos 30°C. Os alertas de chuvas intensas e de tempestades continuam apesar da diminuição dos volumes.

As temperaturas no Sudeste, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, atingem valores máximos mais baixos, em torno dos 30°C. Já no estado de Minas Gerais, o calor aumenta na porção central e norte do estado com temperaturas de 33 a 35°C. O Espírito Santo continua sob onda de calor, sem mudanças no patamar das temperaturas.
O último dia do ano, a quarta-feira (31), será com chuvas ocorrendo a partir da tarde e alertas de chuvas intensas e de tempestades para boa parte do Brasil, apesar do padrão mais irregular na maioria das áreas.
Alerta para a metade norte do Rio Grande do Sul, com baixo potencial para a região de Porto Alegre; para todo o estado de Santa Catarina; para todo o estado do Paraná; para o todo o estado de São Paulo; para o centro-sul de Minas Gerais; para o Rio de Janeiro; para o Mato Grosso do Sul; oeste e sul do Mato Grosso e norte de Goiás.

Na Região Norte, o potencial de chuvas diminui bastante, com chuvas ocorrendo mais sobre o Tocantins, porção central do Pará, sul do Amazonas, estado de Rondônia e o Acre.
As temperaturas não sofrem grande mudança em relação ao dia anterior no centro-sul do Brasil, com temperaturas máximas de 30°C em praticamente todas as localidades. Somente no norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e interior do Nordeste que as máximas continuam variando de 33 a 37°C.