O tempo no Sul do Brasil: mais uma semana marcada por pouca chuva e muito calor no três estados da região

A previsão é de pouca chuva ao longo desta semana no Sul do Brasil apesar do avanço de frentes frias. O destaque é o calor que continua ganhando intensidade nos três estados.

calor
Calor pode beirar a casa dos 40°C ao longo desta semana no Sul do Brasil. Todos os dis serão quentes, mas o pico do calor será na sexta-feira (09).

Os últimos sete dias foram marcados por pouca chuva no Sul do Brasil, principalmente com registro de chuvas mal distribuídas e pontuais. Muitas cidades no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, permaneceram com o tempo predominantemente seco, ensolarado e com temperaturas em elevação. Inclusive, o calor voltou a ganhar destaque devido à aproximação de uma massa de ar quente atuando na Argentina e no Paraguai.

Com a atuação de cavados em altos e médios níveis da atmosfera, choveu 140 milímetros em Itapoá (SC) e 89 milímetros em Curitiba, segundo dados do INMET nesses últimos sete dias.

Para esta semana, a tendência é de poucas mudanças no tempo que vai permanecer mais seco e cada vez mais quente na região, o que não significa que não há previsão de chuva, mas as pancadas serão irregulares, rápidas, pouco expressivas e insuficientes para derrubar as temperaturas elevadas previstas.

Falando sobre os sistemas que devem atuar sobre a região Sul nesta semana, o que chama a atenção é a persistência de um cavado em altos níveis da atmosfera e a tentativa de passagem de mais de uma frente fria, porém, sem sucesso.

Os sistemas frontais chegam pelo Oceano Atlântico e tentam se acoplar a uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, porém, áreas de alta pressão também vão se formar e afastar as instabilidades da costa.

Segunda-feira: alerta de temporais no Paraná

A semana começa com tempo instável em partes da região Sul ainda sob efeito de um cavado em altos níveis da atmosfera que recebe o suporte também da umidade proveniente de uma frente fria afastada no oceano e uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente.

De maneira bem isolada até são esperadas chuvas também no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas no Paraná, as pancadas podem se espalhar mais e até mesmo ganhar intensidade devido à combinação entre calor e umidade.

chuva
Mesmo que de forma isolada e mal distribuída, pancadas de chuva com ventos, raios e até eventual queda de granizo podem se espalhar pelo Paraná nesta segunda-feira (05).

A chuva está prevista logo no começo da tarde desta segunda-feira (05), a qual pode ocorrer acompanhada por ventos de fraca a moderada intensidade, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo.

Existe possibilidade de chuvas mais organizadas no leste do estado, e que devem atingir inclusive a capital Curitiba, mas núcleos profundos também podem ser observados no centro e no norte paranaense, mesmo que de forma pontual. O volume previsto é baixo, mas não se descarta o potencial para algum transtorno.

Terça-feira: tempo seco e quente no Sul do Brasil

Na terça-feira (06) a chance de chuva passa a ser menor em praticamente toda a região Sul, então o destaque vai para o maior predomínio do sol, pouca presença de nebulosidade, a elevação das temperaturas e a queda dos índices de umidade relativa do ar, é importante lembrar da hidratação e evitar a exposição direta ao Sol nos horários de pico do calor.

Algumas pancadas isoladas até podem ser registradas na faixa leste dos três estados por conta da circulação de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa associados a área de alta pressão atmosférica responsável por afastar a frente fria.

Quarta-feira: intensa massa de ar quente se aproxima

Já faz alguns dias que a temperatura começou a subir de maneira expressiva no Sul do Brasil devido à atuação de uma massa de ar quente na Argentina e no Paraguai. A onda de calor que atinge os dois países fica cada vez mais próxima do Sul do Brasil e o calor tende a aumentar.

calor na argentina
O calor no Sul do Brasil voltou a ganhar intensidade devido a presença de uma onda de calor na Argentina e no Paraguai.

Como as instabilidades geradoras de chuva continuam fracas e gerando apenas chuvas isoladas na faixa leste entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná nesta quarta-feira (07), uma massa de ar seco e quente se torna mais abrangente e mais forte a cada dia que se passa.

O calor que tem atingido temperaturas na faixa de 43°C em solo argentino se torna mais intenso no oeste gaúcho, no oeste catarinense e no oeste paranaense, porém, esse calor mais intenso também pode ser observado em outras partes dos três estados. Em Porto Alegre, a máxima prevista já é de 32°C nesta quarta e vai subir nos próximos dias.

Quinta-feira: onda de calor chega ao Sul do Brasil

Na quinta-feira (08), outra frente fria tenta avançar até o Sul do Brasil, chega de maneira organizada sobre o Uruguai e pode até gerar pancadas de chuva e até temporais em cidades do sul e da campanha gaúcha no período da tarde, porém, logo é empurrada para o oceano e as chuvas ficam escassas novamente. Grande parte da região terá um dia ensolarado e sem presença de nuvens.

quinta
Calor fica mais intenso no Sul do Brasil a partir de quinta-feira (08) com a chegada da onda de calor.

Com a condição de pré-frontal gerada pela nova frente fria e mais a onda de calor na Argentina e no Paraguai, as temperaturas ficam ainda mais elevadas sobre a região Sul. O calor mais intenso deve ser observado em cidades do Rio Grande do Sul, em especial sobre a fronteira oeste gaúcha como Uruguaiana com máxima prevista de 38°C. Porém, vale alertar que os efeitos do calor também podem ser observados em outras áreas, como por exemplo, o oeste do Paraná.

Sexta-feira: alerta de chuva na campanha gaúcha e na serra catarinense

Na sexta-feira (09) a chance de chuva é pequena na maior parte da região, ou seja, a semana deve fechar com “saldo negativo” de chuvas no Sul do Brasil, mesmo com o El Niño ainda presente. São esperadas apenas pancadas de chuva na campanha gaúcha, como por exemplo, na cidade de Bagé, e também em áreas altas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina como em Urubici.

Nessas duas áreas, a chuva está prevista para acontecer no final do dia e os acumulados podem chegar perto da casa dos 40 milímetros, tudo isso por conta da formação de um canal de umidade associado ao ramo frontal do sistema bem afastado em alto mar e também a área de baixa pressão atmosférica no interior do continente.

chuva
A chuva vai ocorrer de maneira mal distribuída no Sul do Brasil nesta semana. A chance é de chuva volumosa em pontos isolados da região como a campanha gaúcha e a serra catarinense.

Aliás, existe uma tendência de formação de um ciclone no final de semana no sul gaúcho depois que o centro de baixa pressão atmosférica se desprender e formar dois sistemas distintos. O ciclone com centro de baixa pressão na casa de 1008 hPa formado no sábado (10) será o grande responsável pela formação de uma nova frente fria mais organizada e capaz de gerar chuvas mais espalhadas não só pelo Sul, como também pelo Sudeste e Centro-Oeste na próxima semana.