O tempo no Brasil nesta semana: abril termina com ar frio e avanço de frente fria pelo país; veja a previsão

Uma nova frente fria avança pelo Brasil nesses últimos dias de abril e consegue chegar até o Nordeste do país. Ao mesmo tempo uma forte massa de ar frio derruba as temperaturas ao longo da semana.
Abril se despede com típico clima de outono no Brasil, sendo o resultado da atuação do avanço de uma frente fria pelo país e da atuação de uma forte massa de ar frio, que traz o frio mais intenso e abrangente do ano até o momento para parte do centro-sul do país.
A frente fria vai contribuir para chuvas de até forte intensidade sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste a partir já desta segunda-feira (28), com incursão do ar frio também já no início da semana em parte do centro-sul.
Segunda-feira: frente fria provoca alertas de chuvas intensas
A frente fria já passou a atuar sobre o Sudeste do Brasil na madrugada e no início da manhã favorecendo as chuvas de até forte intensidade entre o Paraná e o estado de São Paulo, além de chuvas mais pontuais no norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.
No decorrer da manhã, a frente fria avança e muda o tempo em todo o estado de São Paulo, mas provocando chuvas de fraca intensidade, principalmente no leste do estado. No Mato Grosso, em Goiás e no Triângulo Mineiro, as chuvas acontecem de forma muito pontual.

Na Região Sul e no Mato Grosso do Sul, o tempo mais firme predomina, com céu limpo sobre o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Tempo nublado no norte e leste paranaense e no Mato Grosso do Sul, mas sem ocorrência de chuva.
À tarde, há alerta de chuvas intensas para o leste de São Paulo e para o sul do Rio de Janeiro, e de pancadas de até forte intensidade no sul e oeste de Minas Gerais, no Mato Grosso e em Goiás.

A partir do fim do dia, as chuvas se tornam mais pontuais no interior do país e passam a ocorrer também na região de Belo Horizonte. No entanto, no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, há alerta de chuvas muito intensas que podem provocar alagamentos e inundações, principalmente no litoral norte paulista, na região do Vale do Paraíba e na região serrana do Rio.
Enquanto isso, a massa de ar frio vai baixando mais as temperaturas na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A sensação de frio é mais sentida ainda no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Ao longo da noite, as chuvas continuam sobre o Rio de Janeiro e passam a ocorrer com intensidade no Espírito Santo. Há potencial de chuvas de até forte intensidade. Quanto às temperaturas, o frio ganha intensidade no Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Terça-feira: frente fria chega na Bahia e ar frio avança pelo centro-sul
Já na madrugada, a frente fria chega ao sul da Bahia e muda o tempo, mais na porção litorânea com chuvas que podem ocorrer com moderada a forte intensidade, mas com baixo potencial para transtornos.
Ao longo da manhã, o sistema frontal avança ao longo da costa baiana, mas somente no período da tarde que há alerta de chuvas intensas para o sul do estado até a região de Porto Seguro. Essa condição se mantém ao longo de toda a noite. A frente fria não consegue chegar até a região de Salvador.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a atuação da massa de ar frio favorece o tempo mais firme e com temperaturas agradáveis ao longo do dia, com sensação de frio na madrugada, início da manhã e a partir do fim do dia. Há previsão de chuva ainda para Minas Gerais, com alerta de chuva forte na porção norte do estado, e de chuva fraca e pontual pelo estado de Goiás e metade norte do Mato Grosso.
Restante da semana: frente fria continua na Bahia e ar frio garante o clima de outono para o centro-sul do Brasil
Na quarta-feira (30), a frente fria se mantém sobre a região de Porto Seguro, onde o tempo fica nublado e com chuva ao longo de todo o dia, o que pode resultar em alagamentos e inundações. Na região de Salvador, a nebulosidade aumenta, mas ainda não há previsão de chuva.
No Sul, Sudeste e no Centro-Oeste, o tempo firme predomina, com temperaturas amenas ao longo do dia na maior parte. Previsão de tempo mais fechado e com chuva fraca somente no norte e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, no centro-norte de Goiás e no norte do Mato Grosso.

Para a quinta-feira (01) e a sexta-feira (02), o tempo segue firme em toda a Região Sul, Sudeste e o Centro-Oeste, com nebulosidade variável ao longo do dia no leste e norte do Sudeste e na porção mais ao norte do Centro-Oeste.
A massa de ar frio perde intensidade e se desloca mais para o oceano, o que proporciona o aumento das temperaturas, que continuam agradáveis ao longo do dia em boa parte.
O destaque fica para a frente fria que, agora sim, consegue chegar à região de Salvador e provocar chuvas de moderada a forte intensidade a partir da tarde. Mesmo assim, não há potencial para consequências graves.