O tempo no Brasil na semana: calor intenso e risco de tempestades pelo país; confira as regiões de risco
A semana será típica de verão no Brasil, com temperaturas elevadas e pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades. Trata-se de um período mais seco no período úmido com chuvas mais abrangentes na Região Norte.

Um padrão mais seco se estabelece nesta semana em boa parte do Brasil, com chuvas mais abrangentes e volumosas ocorrendo na Região Norte. Mesmo assim, há potencial para pancadas de chuva forte e de tempestades pontuais, que podem ocorrer com severidade no Centro-Oeste, em parte do Sudeste e na Região Sul.
O padrão climático atual favorece o aumento das temperaturas e para o retorno do calor mais intenso no Sul do Brasil, principalmente sobre o Rio Grande do Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de amarelo e laranja de chuvas intensas e de tempestades para boa parte do Brasil já para esta segunda-feira (10). Para a Região Sul, principalmente para o Rio de Grande do Sul, há aviso de vermelho, grande perigo, de onda de calor.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para a segunda semana de fevereiro.
Início da semana sob onda de calor e chuvas pontuais: há alertas de tempestades
Na segunda-feira (10), o tempo firme predomina durante boa parte do dia e em boa parte do Brasil. Ocorrência de chuva desde o período da manhã somente para a Região Norte e o extremo norte do estado do Mato Grosso.
No restante do Centro-Oeste, no Sudeste e na Região Sul, pouca nebulosidade e sensação de calor já pela manhã, com temperaturas que variam de 25 a 27°C na metade do período. Por volta do meio-dia, as temperaturas ficam próximas dos 30°C no Centro-Oeste e no Sudeste. Já na Região Sul, os termômetros podem marcar até 35°C no oeste de Santa Catarina, do Paraná e no norte e leste do Rio Grande do Sul. Na região Central, Campanha e no Oeste do território gaúcho, as temperaturas podem atingir os 40 e 42°C.

Assim, as temperaturas máximas, que acontecem geralmente entre as 15 e 16 horas, podem chegar aos 43 e 44°C no Rio Grande do Sul, com sensação térmica superior. Na Região Sul, não há previsão de chuva e a sensação de calor será intensa nos três estados.
No Sudeste e no Centro-Oeste, as temperaturas ficam elevadas e há bastante calor, com temperaturas máximas variando de 28 a 33°C. No entanto, as instabilidades ainda se formam e podem provocar chuvas intensas e tempestades severas entre o meio da tarde e o início da noite no Mato Grosso, no norte e leste do Mato Grosso do Sul, em Goiás, no norte e leste de São Paulo. Vale ressaltar que, no Sudeste e nos estados de Goiás e do Mato Grosso do Sul, as chuvas acontecem de forma muito pontual.
Na terça-feira (11), as condições pela manhã são muito semelhantes, com chuvas ocorrendo de forma pontual somente na Região Norte e tempo firme e quente no Centro-Oeste, no Sudeste e na Região Sul.
O alerta de temperaturas muito elevadas de calor continuam para todo o Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente, para o Sul, onde as temperaturas máximas podem chegar aos 44°C.

A diferença está no maior potencial de chuvas intensas e de tempestades severas no estado do Mato Grosso, em Goiás e no centro-norte do Mato Grosso do Sul. No Sudeste, a chance de chuva diminui, mas pancadas isoladas podem provocar transtorno ainda no oeste, sul e litoral do estado de São Paulo. Já no Rio Grande do Sul, há potencial de pancadas isoladas e tempestades pontuais no sul e toda a faixa leste, incluindo a região de Porto Alegre.
Quarta-feira: risco de tempestades severas aumenta no centro-sul do Brasil
Na quarta-feira (12), o tempo firme continua predominando sobre o Centro-Oeste e o Sudeste no período da manhã. Chuvas também continuam ocorrendo no de forma pontual e intensa na Região Norte. Já no Sul do Brasil, a presença de um sistema frontal traz alertas de chuvas intensas e de tempestades para o Sul, sul da Campanha, litoral sul e região de Porto Alegre na primeira parte do dia no Rio Grande do Sul.

No período da tarde, as instabilidades consegue se formar com maior facilidade e abrangência levando risco de chuvas intensas e para a ocorrência de tempestades severas no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, no leste e porção central de Santa Catarina, na porção central, norte e oeste do Paraná, em todo o Centro-Oeste, no oeste e noroeste do estado de São Paulo e no extremo oeste da região do Triângulo Mineiro.
Semana termina com aumento das chuvas e do potencial de transtornos
Na quinta-feira (13), a atuação de um sistema frontal sobre a Região Sul contribui para o aumento do potencial de chuvas na Região Sul e do escoamento de umidade do norte para a porção central do Brasil.
Pela manhã, há alerta de chuvas muito intensas e para o risco de tempestades severas para a metade sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre.
A partir da tarde, os alertas passam a abranger vários estados do Brasil. Risco de chuvas intensas e de tempestades severas para todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, o Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso, o oeste e sul de Goiás, o sul, centro, oeste e noroeste do estado de São Paulo, oeste da região do Triângulo Mineiro e toda a Região Norte. No leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, há potencial de pancadas isoladas e de tempestades bastante pontuais.

Na sexta-feira (14), a frente fria se afasta para o oceano e atua de forma costeira entre as regiões Sul e Sudeste. Essa condição diminui o potencial e chuvas no Brasil, principalmente o risco de tempestades severas.
As chuvas acontecem a partir da tarde, com fraca a moderada intensidade no litoral norte do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná. Alerta de pancadas isoladas e de tempestades pontuais, para o estado de São Paulo, para o Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e o oeste e sul de Goiás. Na Região Norte, as chuvas continuam intensas, abrangentes e volumosas.