Nova frente fria consegue avançar mais no Brasil nos últimos dias do ano; veja a previsão
Previsões indicam que o sistema trará tempestades de volta para a porção central do Brasil no final de Dezembro, fazendo com que a virada de ano seja muito chuvosa especialmente na região Sudeste do país.

A semana de natal está sendo marcada por um comportamento climático distinto no Brasil:
- A região Sul (especialmente Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e Paraná) e estados das regiões Centro-Oeste e Norte estão registrando chuvas muito frequentes e intensas;
- A região Sudeste, o extremo leste de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, e o Nordeste do país têm permanecido com pouquíssima ocorrência de chuvas, tempo mais firme e seco e uma onda de calor expressiva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, inclusive, um alerta de Onda de Calor abrangendo todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde há risco para a saúde da população com temperaturas até 5°C acima da média por vários dias seguidos.

Isso ocorre devido à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o país, que ajuda a configurar um bloqueio atmosférico e a inibir a formação de chuvas significativas sobre a área central do país.
Tempo pode mudar drasticamente semana que vem
No final de dezembro, no entanto, esse panorama meteorológico pode mudar completamente. Já no próximo sábado (27), um ciclone começará a se configurar no sul da América do Sul. Sua frente fria associada irá avançar pelo Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico e ocasionando pancadas de chuva significativas já no domingo (28) em boa parte do Sudeste do país.

Entre os dias 29, 30 e 31 de Dezembro, os últimos dias de 2025, esse sistema voltará a causar chuvas mais frequentes e significativas para São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais, especialmente durante a tarde e à noite.
Como fica o tempo na virada do ano?
Os modelos de previsão numérica do tempo já estão indicando bons panoramas de como ficará o tempo durante a virada do ano. A imagem abaixo ilustra as chuvas que devem ocorrer nas últimas horas do dia 31 de Dezembro.

É possível notar, por exemplo, que na Região Sul as chuvas perdem a força no Rio Grande do Sul, onde a virada do ano será marcada por um tempo mais firme e seco; mas atingem Santa Catarina e Paraná, onde as chuvas podem ser significativas.
No entanto, o destaque fica para o Mato Grosso do Sul e os estados da região Sudeste (especialmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), onde tempestades mais severas serão registradas durante a virada do ano. Há risco de acumulados de até 100 mm no dia.

Pancadas de chuva também se formarão em grande parte da região Norte e do Centro-Oeste - embora Goiás e Distrito Federal registrem tempo mais firme e seco, assim como uma grande parte da região Nordeste do país.
Por isso, é importante se programar e se preparar para não ser pego de surpresa pelo mau tempo durante a virada do ano. E claro, tome todo o cuidado possível para evitar enfrentar áreas de grande risco, como vias alagadas ou encostas propensas a deslizamentos de terra.