Nas próximas horas, uma frente fria traz intensa mudança em parte do Brasil; confira os alertas e as áreas afetadas

Intensa frente fria começa a se formar neste domingo, 18, e vai trazer intensa mudança para o centro-sul do Brasil já no início da semana. Confira os alertas e as áreas afetadas.

Na tarde deste domingo (18), uma frente fria começa a se formar no Sul do Brasil e já provoca aumento das chuvas e elevado risco de chuvas intensas e de tempestades nas regiões Sul e Sudeste.

A mudança de padrão acontece nesta segunda-feira (19), com a frente fria atuando sobre o Sudeste e a massa de ar frio atuando em parte do centro-sul do país. O sistema frontal vai favorecer a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que vai atuar durante boa parte da semana no centro-norte do Brasil.

Domingo sob alerta de chuvas intensas entre a tarde a noite

As instabilidades no Brasil começam a se desenvolver no período da tarde e levam potencial de chuvas intensas e de tempestades a partir da tarde. As áreas de maior risco ficam no Sul e no Sudeste:

  • Norte e nordeste do Rio Grande do Sul;
  • Todo o estado de Santa Catarina;
  • Todo o estado do Paraná;
  • Centro-Norte de São Paulo;
  • Centro-Sul e Triângulo Mineiro de Minas Gerais;
  • Norte do Rio de Janeiro;
  • Sul do Espírito Santo.
Previsão de chuva para a tarde deste domingo, 18 de janeiro.
Previsão de chuva para a tarde deste domingo, 18 de janeiro.

No período da noite, há diminuição do potencial das chuvas na maior parte das localidades, mas o leste e norte de Santa Catarina, o litoral do Paraná e o sul e centro-norte de São Paulo continuam sob alerta de chuva forte e de tempestades.

Segunda-feira: frente fria organiza e favorece chuvas intensas em boa parte do Brasil

A frente fria ganha intensidade já no período da manhã da segunda-feira (19) no leste do Sudeste, mas também afetando o Sul do Brasil. Assim, há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade no leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná, no centro-norte e leste de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro, no sul e na região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais. No Centro-Oeste, as instabilidades passam a atuar mais para o fim do período, com chuvas muito pontuais ainda, bem como no Norte e na porção oeste da Região Nordeste.

Previsão de chuva para a tarde da segunda-feira, 19 de janeiro.
Previsão de chuva para a tarde da segunda-feira, 19 de janeiro.

A partir da tarde, as instabilidades ganham intensidade e se espalham pelo Brasil trazendo potencial de chuvas intensas de tempestades em boa parte do Brasil. Assim, há alerta para potencial de transtornos no norte do Paraná, em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no sul e extremo norte do Espírito Santo, em todo o Centro-Oeste, todo o estado da Bahia e centro-sul do estado do Maranhão e do Piauí, e em praticamente toda a Região Norte, com menor potencial para Rondônia, norte do Amazonas e em Roraima.

As áreas de maior risco se concentram no Sudeste, nos estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No leste paulista os acumulados podem passar dos 100 mm.

Previsão do acumulado até a segunda-feira, 19 de janeiro.
Previsão do acumulado até a segunda-feira, 19 de janeiro.

Nas demais áreas do Sul, há previsão de chuva fraca a moderada no leste de Santa Catarina e do Paraná, com diminuição do potencial de chuvas no decorrer da noite e madrugada na terça-feira (20).