Mesmo com avanço do ar polar e geada, há risco para temporais no centro-sul

A semana passada foi marcada por chuvas intensas e temporais na região Sul do Brasil. Agora, o destaque é para a atuação de uma massa de ar polar que faz com que o domingo comece mais frio em grande parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

temporais e geada
Massa de ar polar provoca frio na região Sul, no Mato Grosso do Sul e no extremo sul de São Paulo. Há risco de geada e e ainda de temporais.

A semana terminou com instabilidade devido a influência da frente fria que avançou sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, porção sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo. O sistema frontal contribuiu para chuvas intensas, temporais e rajadas de vento que ultrapassaram 70 km/h.

Após a passagem da frente fria e seu deslocamento para o oceano, uma massa de ar frio passa a atuar com mais força na região Sul do país, Mato Grosso do Sul e extremo sul do estado de São Paulo.

temporais
Cavado se forma no domingo e favorece chuvas entre o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul.

Apesar de o sistema frontal perder intensidade a partir deste domingo (17), ainda há potencial para ocorrência de chuvas intensas principalmente no centro-norte e leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina; aliado, também, à formação de um pequeno cavado, presença de nebulosidade e transporte de umidade pelos ventos, o que favorece a existência de chuvas isoladas. Essas condições também atuam na ocorrência de chuva fraca em todo o leste de São Paulo e Rio de Janeiro.

No domingo ainda há potencial para chuvas de forte intensidade, que podem ocorrer na forma de temporais no Paraná e em Santa Catarina.

O dia tende a ser frio, com as mínimas ocorrendo no fim da noite, devido ao deslocamento da massa de ar polar sobre a região Sul. A partir deste domingo (17) as madrugadas ficarão mais geladas em Porto Alegre e Curitiba, com a capital gaúcha podendo registrar 6 °C e a paranaense 9 °C.

massa de ar polar e geadas
Massa de ar polar não é muito intensa, mas contribui para o frio no centro-sul e para geadas em parte do Rio Grande do Sul.

A madrugada da próxima segunda-feira (18) será muito fria, com alerta de risco de geada em cidades da campanha gaúcha e em pontos altos das regiões serranas, sem pretensão de danos mais abrangentes.

Como fica o tempo nas demais regiões do Brasil?

Em contrapartida ao cenário apresentado para a região Sul, existe uma massa de ar seco impedindo a formação de nuvens e o avanço do frio principalmente para a porção central do Brasil, ocasionando em tempo firme e umidade do ar cada vez mais baixa. Em Brasília, Cuiabá e Palmas o índice fica abaixo de 20%, resultando em tardes quentes e secas.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro o fim de semana será com temperaturas de verão e a próxima semana começa mais fresca, com máxima de 22 e 26 °C, respectivamente. Em quase todo Centro-Oeste, Sudeste e porção interiorana do Nordeste o tempo continua firme, com muito calor e tempo seco para os próximos dias, na qual as temperaturas devem se manter acima da média climatológica. No Norte e Nordeste do Brasil há previsão de pancadas isoladas.