Massa de ar polar avança mais pelo Brasil nesta terça-feira; confira a previsão
Após um final de semana gelado no Sul e Sudeste, a previsão é de que a massa de ar frio avance cada vez mais sobre o país e mantenha as temperaturas baixas em diversos estados.
- Veja também: Dias ensolarados retornam para São Paulo e Rio de Janeiro, com clima de inverno atípico voltando logo; confira

O final de semana contou com registros de neve nas áreas de serra catarinense e gaúcha, temperaturas negativas foram observadas em alguns estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e na Serra da Mantiqueira.
Confira algumas temperaturas registradas na manhã desta segunda-feira (11) pelas estações do Instituto Nacional De Meteorologia (INMET):
- Monte Verde/MG: -1,0°C;
- Vacaria/RS: -0,4°C;
- General Carneiro/PR: -0,2°C;
- Campos Novos/SC: 0,2°C;
- Patrocínio/MG: 0,4°C.
Veja a previsão do tempo com maiores informações para esta terça-feira (12).
Região Sul: riscos de geadas e temperaturas negativas
No último fim de semana houve registros de neve na Região Sul do Brasil, como nos municípios de São José dos Ausentes/RS e Cambará do Sul/RS. As baixas temperaturas continuam nesta terça-feira (12), mas não ao ponto de haver neve e sim geadas.
No decorrer da madrugada e na manhã desta terça (12) as temperaturas ficam entre 3°C e 5°C em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná. Em áreas de serra, caso de São Joaquim/SC, Urubici/SC e São José dos Ausentes/RS, há chance de temperaturas abaixo de 0°C. Desta forma, os riscos de geadas são grandes em boa parte do Sul do Brasil.

Em todas as capitais da Região Sul, as temperaturas mínimas ficam abaixo de 10°C. Em Porto Alegre/RS, o amanhecer contará com mínima de 7°C e de 5°C em Curitiba/PR, já em Florianópolis/SC, um pouco mais quente, mínima prevista de 9°C.
Região Sudeste: mínimas ficam abaixo dos 10°C
A massa de ar frio continua sobre o Sudeste, após o amanhecer gelado em uma segunda-feira (11). Na terça-feira, as temperaturas vão ficar abaixo dos 10°C no estado de São Paulo, principalmente próximo a divisa com o Paraná e Minas Gerais, além da porção central.
As baixas temperaturas também estão presentes no sul de Minas Gerais, com previsão de mínimas entre 2°C e 8°C e no Triângulo Mineiro com temperaturas até 4°C abaixo da média. Há possibilidade de geadas sobre o sul de Minas com fraca intensidade.

A Região Serrana do Rio de Janeiro que envolve algumas cidades como Petrópolis/RJ, Nova Friburgo/RJ e Teresópolis/RJ tem previsão de mínima de 8°C e 9°C. No Parque Nacional do Itatiaia, a previsão é de que o amanhecer seja com temperaturas negativas nos pontos mais elevados.
Região Centro-Oeste: massa de ar frio mantém temperaturas baixas
Os estados do Centro-Oeste continuam sob atuação da massa de ar frio, o maior ponto de intensidade fica por conta do leste e sul do Mato Grosso do Sul, e parte de Goiás. Nestas áreas as temperaturas ficam até 3°C abaixo da média climatológica da região.

Desde o início da madrugada as temperaturas ficam próximas a 13°C no Mato Grosso do Sul. Alguns municípios próximos ao Paraná e a divisa com o Paraguai tem previsão de mínimas que variam entre 7°C e 9°C. À medida que deslocamos para outras áreas do estado, as temperaturas começam a subir, mas não ultrapassam os 11°C às 6 horas.
No Mato Grosso as temperaturas também ficam abaixo da média, em torno de 1°C a 2°C. Em Cáceres/MT e Cuiabá/MT a temperatura fica entre 13°C e 15°C, nas cidades do norte mato-grossense, as mínimas serão mais elevadas com previsão de 20°C.
Em Goiás, a mínima desta terça-feira (12) varia entre 10°C e 12°C nas porções centro e sul do estado, incluindo a capital Goiânia/GO. Na capital, os termômetros começam o dia marcando 12°C. No Distrito Federal, temperaturas amenas, com 14°C previstos para a manhã de terça-feira (12).
Região Norte: previsão de friagem para terça-feira
A massa de ar polar permanece em áreas do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Roraima. As temperaturas não terão quedas significativas, no entanto, a massa de ar frio ocasiona a sensação de temperaturas amenas, principalmente durante as manhãs.

Na região, o estado de Acre e Rondônia são os mais afetados, com temperaturas de até 3°C abaixo da média. No restante da Região Norte, alguns pontos as temperaturas ficam dentro da média durante as manhãs, e em outras ficam até 1°C abaixo dela.