Frio, chuva e tempestades pontuais são previstos para esta quarta-feira (24); confira a previsão

Ainda sob influência da frente fria, algumas localidades do país vão registrar chuvas e tempestades pontuais ao longo desta quarta-feira. Além disso, as temperaturas começam a cair em algumas áreas.
- Veja também: Tempestades de poeira atingem o interior de SP na manhã desta segunda-feira (22); veja imagens
A passagem da frente fria gerou apreensão entre os moradores das Regiões Sul e Sudeste. Nesta segunda-feira (22), rajadas de vento de até 140 km/h foram registradas no litoral paulista, segundo a assessoria de Praticagem de São Paulo. A força dos ventos provocou danos em residências e trouxe prejuízos a comerciantes.
No Sul do país, estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram acumulados de chuva próximos ou até superiores a 100 mm em cidades de Santa Catarina e do Paraná. Os volumes elevados resultaram em alagamentos em diferentes pontos dos municípios atingidos.
Confira a previsão do tempo e saiba quais áreas serão afetadas pelo frio, chuva e as que possuem riscos de tempestades.
Ar frio ganha força sobre o Brasil
A massa de ar frio já atua sobre os estados da Região Sul. Na manhã desta terça-feira (23), temperaturas abaixo de 5°C foram registradas na Serra Catarinense, na Serra Gaúcha e também no sul do Paraná. A previsão para esta quarta-feira (24) indica a continuidade das temperaturas amenas nessas áreas.

Nas regiões de serra, os termômetros variam entre 2°C e 8°C, com chances de geadas leves nesta quarta (24). Nos demais municípios do Sul, o amanhecer terá temperaturas entre 9°C, no oeste catarinense, e 14°C, no noroeste paranaense. Durante a tarde, as máximas ficam mais baixas no leste da região, variando de 14°C, em Rio Grande/RS, a 21°C em Itajaí/SC.
A massa de ar frio também avança para outras áreas do Brasil, como o Centro-Oeste e o Sudeste. No Mato Grosso do Sul, a manhã desta quarta-feira (24) terá mínimas entre 15°C e 18°C. Já as máximas continuam elevadas, especialmente no norte do estado, onde os termômetros superam os 31°C.

No Sudeste, após as fortes rajadas de vento e os volumes expressivos de precipitação, a chegada do ar frio faz as temperaturas entrarem em queda. Neste primeiro momento, São Paulo será o estado mais afetado pela massa de ar frio, com mínimas entre 12°C e 13°C.
As temperaturas também diminuem no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Em áreas próximas à Serra da Mantiqueira, as mínimas ficam entre 9°C e 11°C, enquanto na Região Serrana do Rio de Janeiro variam de 13°C a 14°C.

Ao longo da tarde, o cenário se assemelha ao previsto para a Região Sul: as áreas mais a leste do Sudeste registram temperaturas menores, variando entre 16°C e 23°C. No interior, no entanto, os termômetros marcam valores mais elevados, próximos a 26°C, podendo ultrapassar os 30°C em alguns pontos.
Chuvas e tempestades pontuais continuam na quarta-feira
Mesmo com a perda de intensidade da frente fria, chuvas e tempestades pontuais ainda devem ocorrer nesta quarta-feira (24). O sistema que avançou sobre o país mantém o transporte de ar quente e úmido, favorecendo o aumento da nebulosidade e alimentando instabilidades isoladas, como as tempestades.

Na tarde desta quarta-feira (24), há previsão de pancadas de chuva em 12 estados, além do Distrito Federal:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Tocantins
- Pará
- Amazonas
- Acre
- Rondônia
A intensidade da chuva varia de fraca no litoral do Sudeste a fraca com momentos de forte intensidade em outras regiões do país. Há expectativa de tempestades em partes do Brasil Central, como será ilustrado no mapa a seguir.

As tempestades tendem a ser mais intensas no noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, em áreas isoladas do Mato Grosso, de Goiás e do Amazonas. Nesses locais, a chuva pode provocar transtornos e vir acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento.