Tempestades de poeira atingem o interior de SP na manhã desta segunda-feira (22); veja imagens
Temporais com rajadas de vento intensas provocaram quedas de árvores e de estruturas, e tempestades de poeira em cidades do interior de São Paulo na manhã desta segunda-feira (22). Veja mais informações abaixo.

Linha de instabilidade gerada por frente fria, que já causou danos na Região Sul do Brasil ontem (21), também provocou estragos no Sudeste entre o domingo (21) e esta segunda-feira (22). Já noticiamos aqui os prejuízos do temporal que ocorreu na região da Baixada Santista na noite do domingo (21), mas agora vamos falar dos problemas que aconteceram na manhã desta segunda-feira (22) no interior do estado de São Paulo.
Fortes vendavais com tempestades de poeira atingiram cidades no interior de São Paulo, reduzindo a visibilidade e assustando os moradores. Houve quedas de árvores, danos em estruturas e rompimento de fiação elétrica. Veja mais informações abaixo.
Cidades são cobertas por nuvem de poeira
O avanço do sistema provocou, além dos temporais, fortes rajadas de vento que variaram entre 60 km/h e 82,8 km/h em Presidente Prudente, segundo a Defesa Civil Estadual. A tempestade de poeira reduziu a visibilidade e gerou apreensão nos moradores.
Em entrevista ao site g1, a Defesa Civil do município afirmou que há registros de quedas de árvore em vários pontos; a maioria ocorreu sobre fiação elétrica, o que deixou vários bairros da cidade sem energia (luz).

A Energisa Sul-Sudeste, empresa concessionária de distribuição de energia elétrica, confirmou que ocorrências no sistema elétrico, como quedas de árvores e o lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, provocaram a interrupção no fornecimento de energia em vários pontos da cidade.
Na Avenida da Saudade, uma árvore caiu sobre um veículo, causando danos materiais. Até o momento, foram contabilizadas 23 quedas de árvores e 4 fios energizados (cabos de energia rompidos) em Presidente Prudente (SP), segundo informações das mídias locais.

Em nota oficial à imprensa, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que a Biblioteca Municipal do Matarazzo e o Centro de Eventos IBC foram afetados pelas condições recentes, e que a Biblioteca ficará fechada até a quarta-feira (24), enquanto o IBC suspendeu sua agenda para os próximos dias. Os reparos necessários já estão em andamento.
Mas outras cidades da região próxima à Presidente Prudente também foram atingidas pelos temporais com ventos fortes. Por exemplo: Álvares Machado registrou 1 rompimento de cabos de energia; Pirapozinho teve 1 queda de árvore e 3 rompimentos de energia; Martinópolis registrou 1 queda de árvore; e Emilianópolis teve 1 rompimento de energia.
Em Bauru, a tempestade de poeira também chegou com força (imagens logo abaixo). Segundo dados do Aeroporto da cidade (SBBU), os ventos atingiram 88 km/h nesta manhã (22).
TA CHEGANDOOOO e levantandotoda a poeira de meses de secura, como esepardo pic.twitter.com/24tb9627iM
— Luiz, o dos ciclones (@wxluizfelippe) September 22, 2025
Em Araçatuba, no final da manhã de hoje (por volta de 11h50), a ventania com poeira arrancou duas caixas d'água de prédio em construção, assustando moradores. Mas apesar do susto, não há registro de feridos, apenas trânsito interrompido devido ao bloqueio pelas caixas. Veja no vídeo abaixo o momento da queda:
— Are you Okay? (@Areyouok8888) September 22, 2025
Dá uma olhada na ventania em Araçatuba/SP hj 22/09 as 11:50h pic.twitter.com/SIFHoVrFt6
E entre 8h e 12h desta segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros do estado registrou diversas ocorrências também em municípios do Oeste Paulista, principalmente relacionadas à queda de árvores e rompimento de cabos de energia.
Em Fernandópolis, a chuva e o vento forte cederam parte do forro de uma sala de aula da Escola Municipal Alberto Senra. Em Catanduva, foram registradas nove quedas de árvores, além da interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica. Já em São José do Rio Preto, o Corpo de Bombeiros atendeu oito ocorrência de árvores caídas.
Referências da notícia
VÍDEO: Tempestade de poeira e ventos até 82 km/h atingem Presidente Prudente. 22 de setembro, 2025. Redação G1 Presidente Prudente/TV TEM.
Ventos de 80 km/h e tempestade de poeira assustam moradores em Prudente. 22 de setembro, 2025. Redação Oeste Cidade.
VÍDEO: ventania arranca duas caixas d'água de prédio em construção no interior de SP. 22 de setembro, 2025. Redação G1 Rio Preto e Araçatuba.