Frente fria traz de volta os temporais ao Sul e consegue chegar até Sudeste

Neste semana uma mudança de padrão para parte do centro-sul do país está prevista com o avanço de uma frente fria e de uma massa de ar polar. A frente fria pode trazer de volta os temporais e chuvas intensas para a Região Sul e também pode influenciar parte do Sudeste.

alerta de tempo severo
Mudança de padrão acontece no fim desta sema com avança de uma frente fria que chega até o Sudeste. Alerta de temporais, chuvas e ventos intensos.

Nesta semana, a última do mês de julho, está prevista uma mudança de padrão com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico, que vem impedindo o avanço de sistemas frontais e de massas de ar frio, proporcionando assim um período mais quente e seco que o normal.

Por volta da próxima quinta-feira, 28 de julho, uma frente fria avança do Uruguai e consegue chegar até a Região Sudeste na sexta-feira, 29 de julho. Há a possibilidade para a ocorrência de tempo severo.

Frente fria traz possibilidade de temporais, chuvas e ventos intensos

Entre a noite de quarta-feira (27) e a madrugada de quinta-feira (28), uma frente fria se forma e traz potencial para chuvas intensas e temporais sobre o Uruguai e na região de Entre Ríos, na Argentina.

Com a aproximação da frente fria, há potencial para intensas rajadas de de ventos que podem chegar aos 100 km/h na região Central do Rio Grande do Sul.

O sistema avança de forma lenta e passa a atuar nas regiões de fronteira do Rio Grande do Sul por volta do início da tarde. No decorrer da tarde, a frente fria avança lentamente e, por volta de meados do período, passa a atuar na metade sul do estado. Alerta de chuvas intensas e temporais, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, região Central, Oeste e sul da Missões.

Também na Região Central, até o momento da chegada da frente fria, há alerta para intensas rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h, devido à aproximação da frente fria.

Até o período da noite, o sistema frontal avança e os temporais se espalham pelo Norte, Missões, Serra e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. No sul e oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, as primeiras pancadas já podem ocorrer no fim da noite.

Na madrugada da sexta-feira (29), a frente fria atua sobre todo o estado de Santa Catarina, centro-sul e oeste do Paraná, levando potencial para temporais e chuvas intensas.

As chuvas intensas e os temporais podem vir acompanhados de granizo, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

No decorrer da manhã, o sistema não se desloca tanto para norte, mas mais para leste, tendendo a atuar de forma mais costeira nas horas seguintes. Mesmo assim, chuvas de moderada a forte intensidade atingem o leste e norte de Santa Catarina e do Paraná.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, a frente fria chega ao estado de São Paulo e, no decorrer do período, o sistema avança e a noite influencia o tempo no norte paulista, no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. As chuvas ocorrem de forma mais isolada, mas não se descarta a ocorrência de temporais. Essa condição se estende pela madrugada do sábado (30) no litoral norte de São Paulo, no sul mineiro e fluminense. No início da manhã, há potencial para chuvas intensas no Rio de Janeiro.