Frente fria segue avançando e muda o tempo em pelo menos 7 estados até o domingo, 23
Pelo menos 7 estados vão registrar mudanças no tempo até o domingo. O avanço de uma frente fria provoca aumento de nebulosidade após vários dias com tempo estável.

Após dias de estabilidade sobre diversas áreas da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o tempo começa a mudar a partir da tarde desta sexta-feira (21). O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sentir as alterações já durante a manhã de hoje (21).
A frente fria avançará de forma costeira, mas ainda assim será capaz de provocar mudanças no tempo sobre o Brasil. Confira alguns dos estados afetados:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
A seguir, confira a previsão do tempo para os próximos dias e veja como a frente fria irá alterar as condições na sua região.
Sábado com chuvas fortes e queda nas temperaturas
O sábado (22) amanhece com céu encoberto no noroeste do Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de chuva leve. O tempo permanece fechado também no leste de Santa Catarina e do Paraná, além do oeste e litoral de São Paulo.

O tempo passa por reviravoltas até o final da manhã e fica parcialmente nublado sobre grande parte da Região Sul e interior de São Paulo. A faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e São Paulo estará sob influência da circulação atmosférica da frente fria, mantendo o céu fechado nessas áreas.
Com a chegada da tarde, as chuvas se espalham por Santa Catarina e atingem também municípios do norte gaúcho e do sudoeste paranaense. As chuvas serão mais fortes no leste catarinense, enquanto nas demais áreas a intensidade varia entre fraca e moderada.

Em São Paulo e Minas Gerais, o tempo fica parcialmente nublado, com aumento gradual da nebulosidade. Não estão descartadas chuvas leves e pontuais no leste paulista, sul mineiro e Triângulo Mineiro.
Além das chuvas previstas, este sábado (22) terá queda nas temperaturas, perceptível ao longo da tarde. No Rio Grande do Sul, as máximas não passam de 25°C no centro-leste. Em Porto Alegre/RS, a temperatura máxima cai 9°C, chegando a 23°C neste sábado (22) em comparação à sexta (21).

Durante a tarde e noite, o ar frio avança para outros estados, como Santa Catarina, onde as temperaturas ficam amenas no domingo (23). O mesmo ocorre no Paraná e no extremo sul de São Paulo.
Frente fria potencializa chuvas no Sudeste e Centro-Oeste
A frente fria que avança sobre o Brasil neste final de semana alcança a costa do Sudeste neste domingo (23). O sistema frontal ainda provocará chuvas fortes ao longo do dia em partes do leste da Região Sul, incluindo Curitiba/PR e Florianópolis/SC.
No entanto, ao longo da tarde, a frente fria auxilia indiretamente na formação de instabilidades também sobre o Brasil Central. O sistema intensifica o transporte de umidade em direção à baixa pressão no Atlântico, fazendo a instabilidade “pipocar” em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Há riscos de chuvas intensas e tempestades na tarde de domingo (23), já que as temperaturas elevadas e o transporte de umidade ativa favorecem a formação dessas áreas de instabilidade. As precipitações podem vir acompanhadas de raios e trovoadas, causando transtornos como queda de energia.
Os acumulados no litoral paulista serão mais elevados, pois a frente fria estará mais distante do continente. Em Ubatuba/SP, o volume chega a 54 mm, 66 mm em Bertioga/SP.

Nas demais áreas afetadas pela frente fria, o acumulado varia entre 10 e 20 mm, com regiões pontuais onde a precipitação total entre sábado (22) e domingo (23) pode chegar a 30 mm.