Frente fria se forma neste domingo, 21: INMET emite alerta de tempestades e de ventos costeiros; veja a previsão

Neste domingo uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil com potencial para transtornos. INMET deixa a Região sob alerta de risco de tempestades e de ventos costeiros.

    Nuvem de tempestade se formando sobre Porto Alegre/RS.
    Nuvem de tempestade se formando sobre Porto Alegre/RS. Foto: Adobe Stock.

    O tempo muda neste final de semana sobre parte da Região Sul do Brasil. Após um sábado (20) de temperaturas elevadas e tempo aberto, a formação de uma nova frente fria deixa o céu encoberto em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná neste domingo (21).

    O sistema frontal volta a colocar municípios do extremo sul gaúcho em situação de atenção. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo para tempestades, indicando riscos de chuvas de até 30 mm/h com acumulados de 50 mm no dia e rajadas de vento superiores a 40 km/h.

    Além disso, os ventos serão intensos na costa do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná onde podem provocar ressaca no mar.

    Acompanhe, a seguir, a previsão do tempo com mais detalhes para este domingo (21).

    Corredor de umidade se forma sobre o Sul do Brasil

    A partir do final da noite deste sábado (20), um corredor de umidade começa a se organizar sobre o Sul do Brasil, favorecendo a formação de instabilidades, principalmente no Rio Grande do Sul. O oeste de Santa Catarina e do Paraná também sentem a chegada do ar mais úmido.

    Corredor de umidade se forma ao longo do final da noite de sábado (20) e madrugada de domingo (21).
    Corredor de umidade se forma ao longo do final da noite de sábado (20) e madrugada de domingo (21).

    Nessas áreas, o tempo fica predominantemente fechado. Não há expectativa de chuva intensa generalizada, mas há previsão de pancadas isoladas de fraca intensidade.

    Tempestades atingem o Rio Grande do Sul

    Durante a madrugada de domingo (21), o céu permanece encoberto em todo o Rio Grande do Sul. A previsão indica aumento gradual das chances de chuva no oeste e sul do estado, enquanto nas demais regiões o tempo segue fechado, ainda sem precipitação significativa.

    Previsão de chuva e nuvens na tarde deste domingo (21).
    Previsão de chuva e nuvens na tarde deste domingo (21).

    A frente fria ganha força a partir do final da manhã e avança pelo estado, provocando chuvas intensas e tempestades em municípios do sudoeste, oeste e sul gaúcho. Diversas cidades ficam sob alerta, como Uruguaiana/RS, Dom Pedrito/RS, São Borja/RS, Chui/RS e Maçambara/RS.

    Durante a tarde, as chuvas se espalham para outras áreas do estado, elevando os riscos de tempestades em cidades como Pelotas/RS e Santa Maria/RS. Porto Alegre/RS também entra em alerta, com a chegada da chuva ao final da noite, ainda que de forma moderada.

    ensidade de raios indica áreas com maior potencial para tempestades neste domingo (21), segundo o modelo ECMWF.
    ensidade de raios indica áreas com maior potencial para tempestades neste domingo (21), segundo o modelo ECMWF.

    Os maiores acumulados de precipitação devem ocorrer próximos à divisa com o Uruguai e em pontos da região central do estado. Confira alguns municípios com maiores volumes previstos:

    • Bagé/RS - 39,6 mm
    • Uruguaiana/RS - 39,4 mm
    • Dom Pedrito/RS - 30,9 mm
    • São Gabriel/RS - 32,1 mm

    Apesar dos valores serem baixos para o dia, caso ocorram em um curto período de tempo, há sérios riscos de causarem transtornos nas cidades como alagamentos nos pontos mais baixos, transbordamento de córregos e fortes enxurradas.

    Rajadas de vento intensas na Região Sul

    As rajadas de vento variam entre moderadas e fortes em todo o Rio Grande do Sul, além do oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nessas áreas, os ventos podem se aproximar dos 50 km/h, enquanto no restante da Região Sul variam entre 20 e 40 km/h.

    Rajadas de vento previstas para a tarde deste domingo (21).
    Rajadas de vento previstas para a tarde deste domingo (21).

    As maiores preocupações se concentram no litoral do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina por conta dos ventos costeiros, onde as rajadas podem superar os 60 km/h. Em Laguna/SC, os ventos podem atingir 66 km/h, enquanto em Imbituba/SC chegam a 63 km/h. No interior do Rio Grande do Sul também há risco de ventos fortes.