Frente fria muda o tempo em 4 estados neste fim de semana; confira a previsão

A partir deste final de semana, uma nova frente fria avança pelo Brasil e provoca mudança no tempo. Quatro estados têm previsão de tempo fechado e chuvas.

    O restante da sexta-feira (26) será de tempo estável, com temperaturas amenas e pouca nebulosidade em grande parte dos estados da Região Sul e do Centro-Oeste. No entanto, uma mudança no tempo é esperada já a partir da madrugada de sábado (27).

    A formação de uma nova frente fria, prevista para o final da noite desta sexta (26), deve alterar as condições em vários municípios do Brasil. O sistema avança durante a madrugada de sábado (27), provocando aumento da nebulosidade.

    Com isso, o último fim de semana de setembro será marcado por tempo fechado e grande chance de chuvas em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e em partes do Mato Grosso do Sul.

    Confira a previsão do tempo completa e saiba como fica a sua região neste fim de semana.

    Sábado: chuvas fortes previstas para o Sul

    Como mencionado anteriormente, a sexta-feira (26) ainda será de tempo estável e temperaturas amenas em boa parte dos estados da Região Sul. No entanto, esse cenário tem as horas contadas. O avanço de uma nova frente fria, proveniente da Argentina e do Uruguai, deve mudar o tempo já no final da noite de sexta (26) e no início da madrugada de sábado (27).

    Previsão de precipitação e nebulosidade para o final da manhã deste sábado (27) sobre o Centro-Sul do Brasil.
    Previsão de precipitação e nebulosidade para o final da manhã deste sábado (27) sobre o Centro-Sul do Brasil.

    O amanhecer de sábado (27) será marcado por muita nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul, mas ainda sem previsão de chuva. As primeiras precipitações devem ocorrer durante a manhã, atingindo inicialmente a Campanha Gaúcha, em cidades como Uruguaiana (RS) e Alegrete (RS).

    Com o passar das horas e a chegada da tarde, o sistema avança, mas permanece concentrado no sudoeste gaúcho. A intensidade das chuvas preocupa, com previsão de moderada a forte.

    Ainda no período da tarde, o tempo fica encoberto nos demais estados da Região Sul e também no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, a chuva chega entre a noite de sábado (27) e a madrugada de domingo (28), atingindo municípios do oeste catarinense e do sul e sudoeste sul-mato-grossense.

    Probabilidade de precipitação para o início da noite de sábado (27).
    Probabilidade de precipitação para o início da noite de sábado (27) mostra boa parte do Rio Grande do Sul com possibilidades reais de chuva.

    Para alcançar essas regiões, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, formando uma faixa de precipitação que se estende do sudeste ao noroeste do estado. Há previsão de chuva intensa em cidades como Santa Maria (RS), São Borja (RS) e Cruz Alta (RS), além de chuvas leves a moderadas em Porto Alegre (RS).

    Domingo: chuva avança pelo RS, SC, PR e MS

    Na madrugada de domingo (28), há risco de chuvas intensas sobre o noroeste gaúcho, grande parte de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. A frente fria avança durante a madrugada com potencial para causar transtornos aos moradores dessas áreas.

    Pela manhã, as chuvas continuam em Porto Alegre (RS), com possibilidade de descargas elétricas. Neste período, uma faixa de precipitação se estende do norte de Santa Catarina, atravessa o Paraná e alcança o Mato Grosso do Sul, com intensidade variando entre moderada e forte em alguns pontos.

    Previsão de precipitação e pressão a nível médio do mar pra a manhã deste domingo (28).
    Previsão de precipitação e pressão a nível médio do mar pra a manhã deste domingo (28) mostra a frente fria e o sistema de baixa pressão próximo ao Uruguai.

    Com o deslocamento da frente fria em direção ao oceano, o sistema perde força, e as chuvas também diminuem. Ao longo da tarde de domingo (28), ainda são esperadas pancadas isoladas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

    No estado de São Paulo, a frente fria provoca aumento de nebulosidade, mas sem previsão de chuva. O céu deve permanecer encoberto principalmente em municípios do oeste, sul e leste paulista.

    Precipitação acumulada para este final de semana.
    Precipitação acumulada entre sexta-feira (26) e domingo (28).

    Os maiores volumes de chuva no fim de semana devem se concentrar na Campanha Gaúcha, com acumulados próximos a 30 mm, podendo superar esse valor em pontos isolados. Nas demais áreas afetadas pela frente fria, os volumes variam entre 10 mm e 20 mm.