Frente fria chega a SP e ao RJ na próxima semana: chuva e queda de mais de 10°C; confira a previsão

Uma nova frente fria já deve atuar em ambos os estados a partir da segunda-feira, trazendo uma mudança no tempo muito mais abrangente do que as frentes anteriores.

Nuvens de chuva sobre a cidade de Presidente Prudente.
Uma nova frente fria atuará em SP e RJ a partir da segunda-feira, trazendo uma mudança no tempo muito mais abrangente do que as frentes anteriores.

Ao longo desta sexta-feira (25), uma frente fria já está atuando na altura de São Paulo e do Rio de Janeiro, trazendo muita nebulosidade, chuvas fracas e uma queda expressiva nas temperaturas - especialmente para os municípios mais próximos do litoral. Após sua passagem, no entanto, não haverá período de trégua.

Previsões indicam que outra frente fria avançará pela região Sudeste já na segunda-feira (28), intensificando ainda mais as chuvas e o frio da região e atingindo São Paulo e Rio de Janeiro de maneira ainda mais ampla do que a frente atual. Como resultado, o tempo mudará completamente em alguns municípios.

Frente fria atingirá SP e RJ de maneira mais abrangente

A frente fria chega ao estado de São Paulo na segunda-feira (28) durante a manhã, quando atinge o litoral sul do estado e municípios próximos da divisa com o Paraná. Isso inclui Presidente Prudente, Assis, Itapetininga, Ourinhos e outros.

Previsão de nebulosidade e chuva na segunda-feira de manhã.
Previsão de nebulosidade e chuva na segunda-feira de manhã mostra a frente fria avançando e causando chuvas no oeste do estado de São Paulo, avançando pelo resto dos municípios em seguida.

Ao longo do dia, a frente avançará e causará chuva em praticamente todo o estado paulista, inclusive na região metropolitana da capital e no extremo norte. Chuvas fracas continuarão atingindo a região litorânea ao longo da terça-feira (29) e também da quarta-feira (30), embora a tendência seja de que as chuvas se dissipem até o fim do dia.

Já no Rio de Janeiro, chuvas fracas chegam ao estado no final da segunda-feira (28), mas elas atuarão com maior abrangência em território fluminense na terça-feira (29), sendo que podem continuar na quarta-feira (30) mas se dissipam gradualmente ao longo do dia, assim como em SP.

Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde mostra que chuvas fracas se distribuem ao longo do estado do Rio de Janeiro, embora não tragam acumulados altos.

Após a passagem das chuvas, uma massa de ar frio avança por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, causando uma queda expressiva das temperaturas na região. Isso ocorre especialmente a partir da terça-feira (29), e abrange praticamente todo o território de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Isso vale inclusive para municípios do norte paulista, que nos próximos dias estarão registrando temperaturas máximas de até 35°C. Já a partir da segunda-feira (28), os termômetros nessas regiões permanecerão abaixo dos 30°C.

Previsão de anomalia de temperaturas em 850 hPa na terça-feira durante a tarde.
Previsão de anomalia de temperaturas em 850 hPa na terça-feira durante a tarde mostra uma massa de ar muito frio avançando por São Paulo e pelo Rio de Janeiro (cores azuladas)

Em alguns municípios, pode haver uma queda de 10°C ou mais. São Paulo capital estará registrando máxima de 29°C no domingo, mas este valor cai para 17°C na terça-feira, o que representa uma queda brusca de até 12°C na temperatura das tardes paulistas.

Similarmente, a capital do Rio de Janeiro estará registrando máxima de 30°C na segunda-feira, mas os valores caem para apenas 21°C na quarta-feira, o que representa uma queda de 9°C nas temperaturas máximas da cidade.

Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira de madrugada.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira de madrugada mostram que diversos municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro registram mínimas abaixo dos 10°C, com risco de geadas pontuais.

As temperaturas mínimas na quarta-feira (30) durante a madrugada permanecem abaixo dos 10°C em diversos municípios, podendo chegar a até 3°C em algumas cidades próximas da serra da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e do extremo litoral sul paulista. Há, portanto, possibilidade de formação de geadas pontuais nestas regiões.

Em resumo, chuvas fracas a moderadas se formam em São Paulo e no Rio de Janeiro entre a segunda-feira (28) e a quarta-feira (30), mas os acumulados baixos não devem passar dos 50 mm em nenhum município. Depois disso, as temperaturas caem de maneira expressiva em ambos os estados, com temperaturas mínimas que podem permanecer abaixo dos 10°C em diversos municípios, com possibilidade de geadas pontuais.

Por isso, se prepare para enfrentar uma mudança significativa no tempo na semana que vem. Não deixe de conferir a previsão exata de chuva e temperatura para o seu município específico aqui no portal da Meteored | Tempo.com.