Fim de semana terá massa de ar frio e bastante vento: INMET emite avisos de queda de temperatura e ventos costeiros
Previsões indicam que o final de semana será marcado por uma queda significativa das temperaturas e por ventos fortes em grande parte do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo parte do Norte do país.

Após a formação de um ciclone, sua frente fria associada está avançando pelo país neste momento. Após sua passagem, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem em uma porção considerável do Brasil. A massa já avançou pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (5), e continuará por outros estados ao longo do final de semana.
Ao longo do final de semana, outros estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo Norte devem registrar quedas significativas das temperaturas. Graças a isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de queda de temperaturas para sete estados do país ao longo deste final de semana.

De acordo com o alerta, pode haver um declínio de 5°C nos seguintes estados:
- Santa Catarina (todo o território);
- Paraná (todo o território);
- São Paulo (litoral sul, região metropolitana e Vale do Paraíba);
- Rio de Janeiro (extremo sul fluminense);
- Mato Grosso do Sul (exceto leste do estado);
- Mato Grosso (sudeste do estado);
- e até mesmo Rondônia (metade sul do estado).
Vale mencionar que o frio mais extremo e as geadas se restringem somente ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto os demais estados não registrarão temperaturas tão baixas. Ainda assim, a queda das temperaturas será perceptível e deixará o tempo mais ameno nos estados mencionados.
Ventos fortes se formam no litoral
Além disso, com a passagem do sistema, ventos fortes podem ser registrados em diversos estados, especialmente na região litorânea. O INMET também emitiu avisos para diversos estados, incluindo Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro (desde o sul até Cabo Frio).

De acordo com o aviso de perigo potencial emitido, a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas pode ocasionar a movimentação de dunas de areia sobre construções na orla no litoral de todos os estados mencionados acima.
Previsões indicam, como pode ser observado na imagem acima, que as velocidades do vento chegam perto dos 80 km/h na região oceânica e, por extensão, também podem chegar a velocidades similares na costa de alguns municípios.
Ao longo da semana que vem, previsões indicam que haverá a formação de um novo ciclone, trazendo tempestades severas para a região Sul, com mais rajadas de vento fortes no litoral e no interior dos estados, que podem causar ainda mais transtornos, como quedas de árvores e objetos altos.