Fim de semana: alerta de temporais e granizo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

As chuvas voltam a ocorrer no centro-sul do país e de forma mais abrangente, com risco de temporais e queda de granizo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O fim de semana pré-feriado de 15 de novembro será agitado! Confira também a tendência para o feriado da Proclamação da República.

alerta tempo severo feriado granizo temporais
Nos próximos dias as chuvas se espalham pelo país. Há alerta de chuvas intensas, temporais e queda de granizo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Esta semana apresentou uma mudança de padrão, com chuvas passando a ocorrer no Brasil Central e até mesmo no leste da Região Sul, com pancadas de até forte intensidade e queda de granizo em várias localidades, sendo bastante intensas nas regiões mais elevadas do norte de Santa Catarina, onde a paisagem foi transformada pelas pedras de gelo.

No estado de Minas Gerais, as fortes chuvas e o granizo provocaram muitos estragos e o governo do estado, juntamente com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e as Prefeituras, já estão tomando ações de reparo e atento para novos eventos intensos.

A mudança de padrão será mais evidente a partir desta sexta-feira (11), com instabilidades se espalhando pelo Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul. Mas é no fim de semana que as chuvas abrangem todos os estados dessas regiões e há maior potencial para transtornos, com o aumento da abrangência da precipitação.

Alertas e destaques para o sábado

Na madrugada do sábado (12), instabilidades atuam de forma isolada nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e provocam pancadas de até forte intensidade na região do Triângulo Mineiro, da região de Belo Horizonte, no centro-norte de Goiás, incluindo o Distrito Federal, o nordeste do Mato Grosso, extremo oeste e o leste do Mato Grosso do Sul.

Há alerta de tempo severo para boa parte do Brasil, com eventos tempestivos mais intensos e com possibilidade de granizo concentrados no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul.

No decorrer da manhã, a nebulosidade aumenta e as instabilidades começam a se desenvolver mais pelo Brasil Central e no fim do período, chuvas mais intensas e temporais já podem ocorrer em todo o Mato Grosso do Sul, no centro-sul e norte do Mato Grosso e no noroeste do Paraná. Precipitação muito pontual ocorre nos estados do Sudeste.

É no período da tarde que acontecem as chuvas mais intensas e os temporais com potencial para queda de granizo. Alerta para todo o Centro-Oeste, para praticamente todo o Sudeste, com exceção para o nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo, para o centro-norte e todo o oeste do Paraná, o meio oeste de Santa Catarina e para a metade norte do Rio Grande do Sul. Nos estados da Região Sul, as chuvas ocorrem de forma mais isolada. Essa condição se mantém até o fim da tarde.

temporais e granizo.
Alerta de tempo severo para boa parte do país a partir do período da tarde.

No período da noite, a precipitação se torna mais isolada, mas ainda atinge a porção central de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro, o centro-sul de Goiás e o leste do Mato Grosso do Sul. Na Região Sul, uma região de cavado contribui para o risco de temporais no noroeste do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e até mesmo no extremo oeste do Paraná.

Alertas e destaques para o domingo

Na madrugada do domingo (13), uma região de cavado contribui para o forte desenvolvimento das instabilidades e para intensos temporais no centro-sul do Mato Grosso do Sul, no extremo oeste do Paraná e de Santa Catarina, na região das Missões e da Campanha do Rio Grande do Sul.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, chuvas isoladas ocorrem no oeste de Minas Gerais e no norte de Goiás.

Os alertas de tempo severo se estendem para o domingo e mantém a possibilidade de queda de granizo para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No período da manhã, a nebulosidade aumenta em boa parte do país, mas o destaque fica para a possibilidade de intensos temporais e queda de granizo em todo o Mato Grosso do Sul, metade oeste e norte do Paraná, oeste de Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul. No território gaúcho, a precipitação acontece de forma mais isolada e os temporais atingem o estado de forma localizada. Maior probabilidade para fica para o oeste do Rio Grande do Sul e região metropolitana de Porto Alegre.

Na Região Sudeste, as primeiras pancadas ocorrem entre o fim da manhã e o início da tarde, com maior probabilidade no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e na região da Zona da Mata Mineira.

temporais e granizo
Alerta de tempo severo para boa parte do país a partir do período da tarde.

No período da tarde, as instabilidades se espalham e provocam chuvas intensas e temporais que podem vir acompanhados de granizo. Alerta para a possibilidade de tempo severo para toda a Região Sul, o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, com exceção para o nordeste de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo. Essa condição se mantém até o fim do da tarde.

No período da noite, ainda há possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade no centro-norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, entre o oeste de Goiás e o leste do Mato Grosso, no norte, oeste e sul do Mato Grosso do Sul, no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul.

Tendência para o feriado prolongado e a formação da ZCAS

Na madrugada de segunda-feira (14), a região de cavado evolui para uma frente fria que avança pelo centro-sul e, já pela manhã, chega à Região Sudeste e à porção central do Centro-Oeste.

Nesse trajeto, há possibilidade de temporais e transtornos por rajadas de vento em toda a Região Sul, no estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e na metade sul do Mato Grosso.

O primeiro evento de ZCAS do período úmido se forma ao longo do feriado um pouco ao norte da sua posição climatológica.

A partir da tarde, o sistema frontal contribui para chuvas intensas e temporais em praticamente todo o Sudeste e nos estados de Goiás e do Mato Grosso. As instabilidades também atuam no sul e oeste da Região Norte.

O mesmo padrão é observado no feriado da Proclamação da República, com a manutenção da banda de nebulosidade e precipitação sobre o estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Goiás e do Mato Grosso até o oeste da Região Norte.

A persistência desse padrão ao longo da semana, com redução da intensidade da precipitação, corresponde aos primeiros eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período úmido. O que permite isso, é a configuração nos níveis mais elevados da atmosfera da Alta da Bolívia, do Cavado do Nordeste e de um cavado sobre o Sudeste.